was successfully added to your cart.

10 ensinamentos budistas que podem mudar sua visão sobre a vida

Por 18 de outubro de 2016Sem categoria

budista

A pouco mais de um mês atrás eu fiz um curso de meditação. Nesse curso eu pude aprender alguns conceitos do budismo para levar uma vida mais leve. O budismo é visto pela maioria das pessoas como uma religião, mas na verdade ele é mais uma filosofia de vida. Depois desse curso eu passei a prestar mais atenção nesses ensinamentos e aplicá-los na minha vida.

Encontrei um artigo que fala sobre 10 ensinamentos budistas que podem mudar sua visão sobre a vida, e eu gostaria de compartilhar aqui com vocês. Na minha opinião o artigo é bem completo e se você tentar aplicar todos os 10 ensinamentos de uma vez, talvez você acabe não aplicando nenhum. Então minha sugestão é que você escolha um deles (o que fizer mais sentido para você), anote em um lugar onde você sempre olhe e passe a praticá-lo aos poucos. Depois você pode voltar aqui nesse post para escolher outro ensinamento.
Dica 1: Não leia com pressa. Apesar de os textos serem curtos, eles são extremamente ricos de informação.
Dica 2: É bem comum que ao lermos esse tipo de ensinamento, logo pensemos em uma pessoa que erra naquilo. Tente focar no seu comportamento, e não no dos outros.

1 – A dor é inevitável, o sofrimento é opcional

Nós tendemos a pensar que reagimos aos eventos, mas, na verdade, reagimos ao que eles significam para nós. Nós só podemos sofrer por aquilo a que demos importância. Portanto, para evitar sofrimento desnecessário, por vezes, basta apenas dar um passo para trás, desanexar emocionalmente do evento e ver as coisas de outra perspectiva. É difícil, mas com a prática você aprende. Na verdade, uma outra frase budista nos mostra o caminho: “Tudo o que somos é o resultado do que pensamos; Somos fundados em nossos pensamentos e somos feito de nossos pensamentos.“

2 – Alegrai-vos porque em toda parte é aqui e tudo é agora

Muitas vezes perdemos a vida enquanto estamos amarrados ao passado ou preocupados com o futuro. No entanto, o budismo nos ensina que temos apenas o aqui e agora. Portanto, devemos aprender a estar totalmente presentes, para desfrutar de cada momento como se fosse o primeiro e o último. Não mergulhar no passado ou sonhar com o futuro, se concentrar no momento presente, porque é onde você vai encontrar as chaves para a felicidade.

3 – Tenha cuidado com o exterior, bem como seu interior, porque tudo é um

Somos uma unidade física e espiritual, mas muitas vezes nos esquecemos. Às vezes nos preocupamos muito sobre como cuidar do corpo e esquecemos a alma, enquanto em outras vezes nos preocupamos muito com nosso equilíbrio psicológico e negligenciamos aspectos importantes, tais como dieta e exercícios. No entanto, para encontrar um estado de bem-estar verdadeiro é imperativo que a mente e o corpo estejam equilibrados.

4 – Melhor usar pantufas do que tentar colocar tapete no mundo

Às vezes, ou porque superestimamos nossas forças ou porque não estamos cientes da magnitude da situação, estabelecemos metas que vão além de nossas capacidades, e tentamos mudar o mundo. Em seguida, geramos um estresse desnecessário. No entanto, para encontrar a paz interior, é importante estar ciente de nossas forças e nossa dose de recursos, e qualquer caminho tem que começar de nós mesmos, antes de mudarmos o que não gostamos no mundo, mudemos nossa forma de lidar com esses problemas do mundo.

tumblr_odoyzdvg6l1slhhf0o1_1280

5 – Não ferir os outros com o que causa dor a si mesmo

Esta é uma das máximas do budismo que, se aplicada ao pé da letra, poderíamos praticamente eliminar todas as leis e preceitos morais do mundo. No entanto, esta frase budista vai além do clássico “não faça aos outros o que você não quer fazer para você“, pois envolve, acima de tudo, uma profunda compreensão de nós mesmos e, uma grande empatia para outros.

6 – Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa menos

Apesar de não estarmos conscientes disso, o nosso desejo de mais, seja no material ou emocional, é a principal fonte de nossas preocupações e desapontamentos. Quando aprendemos a viver com pouco e aceitando tudo que a vida nos oferece no momento, podemos alcançar uma vida mais equilibrada e reduzir a tensão e stress. Entender que já temos todo necessário para atingir a paz interna e felicidade é um ensinamento que traz tranquilidade na caminhada e evita a ansiedade e desgaste incessante de sempre achar que a felicidade está logo ali na frente, mas nunca aqui.

7 – Para entender tudo, é preciso esquecer tudo

Quando somos pequenos, estamos abertos à aprendizagem, não temos ideias preconcebidas. No entanto, à medida que crescemos nossa mente está cheia de condicionamentos sociais que nos dizem como as coisas devem ser, como devemos nos comportar e até mesmo o que pensar. Estamos tão imbuídos nesse contexto que não percebemos que nossa mente se tornou uma caixa muito estreita que nos aprisiona. Então, se você quer mudar e ver as coisas de outra perspectiva, o primeiro passo é se separar das crenças e estereótipos que o mantém amarrado. Neste sentido, uma outra frase budista nos ilumina: “No céu, não há distinção entre o leste e o oeste, são as pessoas que criam essas distinções em sua mente e depois pensam que são verdadeiras“.

8 – O ódio não diminui ódio. O ódio diminui com o amor

O ódio só gera ódio, e a única maneira de contrariar o seu efeito é proporcionar amor, respondendo com emoções positivas. Não se apaga fogo com mais fogo. Isso é algo que quase nunca aplicamos quando nos envolvemos em discussões nas quais somos guiados por nossas emoções mais negativas. Respondemos às críticas com outro comentário e um ataque ainda mais forte.

tranquilo

9 – Dê, mesmo se você tiver muito pouco para dar

Esta é uma das mais antigas frases budistas, e algumas pesquisas na área da psicologia positiva mostraram que a gratidão e a entrega é um dos caminhos que conduzem à felicidade. Não é sobre dar com intuito de receber algo, mas dar motivado pelo prazer que sente ao ajudar alguém.

10 – Se você pode apreciar o milagre que mantém uma única flor, toda sua vida vai mudar

Nesta frase budista o segredo da mudança significa aprender a valorizar cada coisa e cada pessoa por aquilo que ele é: um milagre único e irrepetível. Quando aprendemos a não criticar, mas aceitar e se maravilhar com as menores coisas que nos rodeiam, nossa vida vai mudar porque estamos deixando aberta a gratidão, a curiosidade e a alegria. Do contrário, se pensarmos que não há nada de especial sobre as pequenas coisas e estamos no topo do mundo, não apenas estamos nos fechando para a beleza, mas também para a aprendizagem e crescimento. Se você não pode apreciar o milagre que envolve uma flor, você está morrendo por dentro.

A lição que eu estou tentando praticar agora é a 8. Nunca vamos conseguir combater ódio com ódio. Quando você responde ódio com ódio, ele só aumenta. E tem dado certo viu. É curioso ver como a pessoa que fez um comentário com ódio fica desarmada quando você responde com amor.

E você? Já escolheu um ensinamento para começar a praticar?

Texto originalmente publicado aqui

Salvar

Autor Luiz Ikeda

Mais posts por Luiz Ikeda

Participe da discussão 2 Comentários

  • Rosiane disse:

    Bom dia!
    Estou hoje conhecendo o blog e preciso dizer: estou amando! Esse post sobre budismo está incrível, chegou em um momento que precisava muito ler algo que me levasse à refletir sobre a vida. Gratidão por compartilhar! :) Beijos

  • felipe disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

Deixe uma resposta