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5 dicas para planejar as refeições da sua semana

Com a correria do dia a dia, quantos dias você já passou sem comer direito? Seja planejando um almoço-lanche, ou não jantando, com certeza este tipo de coisa já aconteceu com você, certo? Bom, não é preciso ser um especialista para saber que isto não é legal para sua saúde. Então, bora mudar estes hábitos? Confira a seguir cinco dicas para planejar as refeições de sua semana. Assim, você vai comer bem e certo, e o melhor de tudo, sem culpa.

5 dicas para planejar as refeições da sua semana

Fazendo o seu planejamento das refeições da sua semana

A primeira coisa para planejar as refeições de sua semana é saber o que vai comer e quando vai comer. Para isto, confira estas dicas:

  • Faça uma lista para comprar o que irá comer. Opte por pratos rápidos e simples, que não levam mais do que alguns minutos para serem preparados;
  • Não abra mão de alimentos saudáveis. Frutas, legumes e verduras devem sempre estar incluídos, assim como grãos e cereais;
  • Para os lanchinhos da manhã e tarde, invista em comidas naturais. Iogurtes, barras de cereal, biscoitos naturais e pães integrais são ótimas opções.

Depois de ter tudo planejado, o próximo passo é organizar horários e cardápio. Vamos lá?

Hora do rango…. Na hora certa!

A segunda dica para planejar as refeições de sua semana e ter horários certo para café, almoço, lanche e janta. Para isto:

  • Divida em seis horários suas principais refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia;
  • Varie o cardápio para cada um dos dias da semana. Inclua carnes magras nos almoços, cereais nas jantas e comidas leves no café e nos lanches;
  • Tenha um horário padronizado para suas refeições. Procure comer sempre no mesmo horário. Assim, seu corpo saberá a hora que deve se alimentar.

É claro que nada disto vai adiantar se você não souber o que não pode faltar e o que deve ser evitado. Então, preste atenção na próxima dica.

Preste atenção no que comer

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Esta é uma dica bastante importante na hora de planejar as refeições de sua semana. É claro que você não precisa ser 100% fit, mas atente-se à estes pontos:

  • Carboidratos, açúcares e gorduras devem ser diminuídos. Não precisa abrir mão daquele chocolate esperto, apenas limite estas coisas a uma ou duas vezes por semana;
  • O mesmo vale para o álcool e o refrigerante. Estas bebidas não precisam ser cortadas, apenas moderadas. Uma ou duas vezes também está ótimo;
  • Tenha um cardápio com tudo anotado. Esta é uma ótima dica, pois além de te ajudar a organizar as suas refeições, também dará controle do que você come.

Muito bem, você já está quase livre de preocupações com relação as suas refeições semanais. Agora é hora de seguir aquela máxima de que menos é mais.

Aprendendo a fazer muito com pouco

Também é importante ter consciência do que você pode economizar e como planejar comer bem sem gastar muito. Isto é totalmente possível, basta um pouco de organização:

  • Fique de olho nas ofertas e liquidações. Seja no mercado perto de você, ou na fruteira, você poderá fazer a festa;
  • Compare a relação de preços nos locais que você vai. As vezes vale mais a penas comprar algumas coisas em um local e outras em outro;
  • Veja receitas fáceis e saborosas. A internet é cheia de opções, onde você pode encontrar pratos que gastem pouco e são ótimos.

Agora hora das dicas finas para planejar as refeições da sua semana.

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Conselhos para comer sempre bem

Depois de incorporar estas dicas, veja alguns toques finais para ajudá-lo a organizar seu cardápio:

  • Se você comer em restaurantes, fique de olho no cardápio. O recomendado é que siga todas estas instruções para comer saudavelmente;
  • Otimize sempre o que tiver no armário. Se ver ingredientes ou alimentos sobrando, use sua criatividade para criar pratos ou lanches;
  • Se puder, deixe sempre tudo pré-cozido a noite. Isto fará você ganhar tempo e dará maior qualidade as suas refeições.

Pronto, com estas dicas você já pode planejar as refeições da sua semana sem peso e com muita praticidade. Mãos a obra e bom apetite!

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Imagens: 12, 3

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Autor Liana Uehara

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