foi adicionado ao seu carrinho.

7 dicas para criar o hábito de leitura no dia a dia

Por 12 de outubro de 2017Inspire-se

Não sei ao certo quando eu comecei a ler. Mas depois de começar a acompanhar o blog Flufy (meu favorito na época), senti a necessidade de ler algum daqueles livros que sempre via resenha por lá. Ganhei “Querido John” de presente e lembro que devorei o livro quase que no mesmo dia. Desde então os livros fazem parte do meu dia a dia. E para você que ainda não sabe como começar, vou compartilhar algumas dicas que podem ajudar você a adquirir o hábito da leitura.

7 dicas para criar o hábito de leitura no dia a dia

7 dicas para criar o hábito de leitura no dia a dia

Identifique o que você gosta

Eu sempre vejo as pessoas falando que não gostam de ler porque não gostam de clássicos e dos livros que são passados na escola. Mas a partir do momento que você lê algo que você gosta seja fantasia, romance e até mesmo os temidos clássicos, essa atividade se torna prazerosa.

Estabeleça uma meta

Tente ler por pelo menos 10 minutos no dia ou tenha metas. Elas podem ser: vou ler um capítulo hoje, vou tentar chegar na metade do livro, etc. Com o tempo você percebe que isso vai se tornando algo natural. E quando a história é boa mesmo a gente não sossega até terminar o livro e ver como tudo vai se resolver.

Visite livraria, sebos e blogs literários

Depois que criei o hábito de leitura, sempre que eu passava numa livraria eu queria procurar livros parecidos com os que eu estava lendo. Essa era uma ótima forma de conhecer livros novos. Se você quer ler e está com pouca grana, os sebos são uma ótima opção! Os livros são mais baratos, tem livros novos e usados e você ainda pode pegar algum livro que não gosta tanto e trocar por uma história nova. Os blogs também ajudam muito na hora de conhecer livros novos e eu já comprei MUITOS livros por indicação de blogueiros que eu gosto.

Veja também:

+ 5 Canais literários do Youtube para amantes de livros

+ 5 Dicas para tornar a hora de estudar mais prazerosa

7 dicas para criar o hábito de leitura no dia a dia

Tenha um momento para ler

Devo admitir que ultimamente eu ando sem tempo para ler mas uma alternativa que eu encontrei foi ler nos intervalos entre um curso e outro, e no ônibus que eu pego para o estágio. Ler antes de dormir também é outra maneira de ler quando se tem uma rotina cheia.

Converse sobre suas leituras

Eu e minhas amigas sempre conversamos sobre o livro que estamos lendo e isso nos incentiva cada vez mais a continuar lendo. Já aconteceu vezes de eu falar de um livro que estava lendo e uma outra pessoa se interessar por ele, ler e vir comentar o que achou comigo. Essa troca de ideias é sempre legal.

Participe de eventos

Depois que eu comecei a ler, participar de eventos literários é a minha parte favorita disso tudo. Muitas editoras realizam lançamentos de livros com a presença dos autores. E além da experiência, você volta para casa com um livro autografado e uma foto com seu autor favorito. Às vezes quem realiza os eventos são as próprias editoras. E alguns deles são temáticos como os eventos de Harry Potter onde os fãs vão vestidos dos personagem e conversam sobre seus livros favoritos. E tem a famosa Bienal do Livro que acontece em São Paulo e Rio. Eu já fui em três bienais e não vejo a hora da próxima em 2018. Além de conhecer autores novos, eu sempre aproveito para comprar livros novos e o clima é contagiante.

hábito da leitura

Faça uso da tecnologia

Já foi o tempo em que os livros físicos eram endeusados e hoje as pessoas estão usando cada vez mais a tecnologia. Se você não gosta de sair por aí carregando aquele livro pesado, existem os e-readers que podem ajudar nisso. São leitores digitais que não pesam quase nada e armazenam MUITA coisa. Tem também a opção de ler e-books pelo celular então não tem desculpa para não ler. A única coisa que não pode é fazer uso da pirataria, né gente? No site da Amazon sempre rola promoção de e-books e muitos deles são gratuitos. Fica a dica.

Depois dessas dicas que tal começar um novo livro? :)

Imagem de capa: Where the light is

Autor Beatriz Cavalcante

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e criadora do blog Prateleira Colorida. Lá além de falar sobre livros, ela fala sobre tudo aquilo que mais gosta e ainda compartilha um pouco das suas fotografias.

Mais posts por Beatriz Cavalcante

Deixe uma resposta