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Alimentação saudável no pós-carnaval: 12 dicas e inspirações

Por 2 de março de 2017Receitas rapidinhas

De todos os hábitos que tenho tentado implementar em busca de uma vida mais leve, os hábitos alimentares certamente são os mais difíceis de manter. Toda disciplina fica cem vezes mais pesada quando passamos por épocas de festas, como final do ano e o tão animado carnaval. Parece bobeira ficar recusando aquele pastelzinho com tanta gente feliz por perto  hahaha Mas não tem problema! O segredo da vida é persistir e por isso estou aqui, pra ajudar e inspirar você que também não recusou o pastelzinho no carnaval ou que adiou o quanto pode a tarefa de buscar uma alimentação saudável. Está na hora. Vamos juntos?

HIDRATE-SE

Certamente tomar água é umas das partes mais importantes da alimentação e muitos desconfortos que você sente podem ser evitados com uma frequente ingestão dela. Como sei que às vezes é meio penoso tomar toda aquela água seguidas vezes, por isso, fiz uma seleção de três águas saborizadas que já testei. Elas ficam com um gostinho todo diferente e deixam o ato de tomar água bem mais divertido.

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Fonte: 123

1. Acho os sabores cítricos super refrescantes, e por isso esse com laranja e alecrim é o meu favorito.

2. Esse segundo tem limão, hortelã e pepino. Ele é super levinho, mas sempre tomo muito cuidado com a quantidade de pepino, senão ele rouba todo o sabor.

3. O morango é para aqueles que não dispensam um gosto docinho. O morango deixa a água com um gosto mais familiar e ainda por cima o visual fica lindo junto do hortelã.

NÃO PULE A SALADA

Sou do tipo de pessoa que passa facilmente a etapa da salada e vai direto para o prato principal, mas todos sabemos que essa não é a decisão mais saudável a se tomar. Por isso, sempre tento fazer saladas diferentes que me dão vontade de experimentar. Essas três têm sido as minhas preferidas:

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Fonte:123

1. Sou louca por tudo que vai nessa salada grega! Sempre que faço utilizo tomates, cebola roxa, hortelã, pepino, queijo branco (a receita original é feita com queijo feta) e azeitonas preta. É quase impossível não comer tudo.

2. Essa salada de rúcula com manga e avelãs tostadas leva poucos ingredientes, é super fácil de fazer e trás todo um requinte para a refeição.

3. A asian slaw fica super crocante e possui vegetais que não uso com tanta frequência, então, quando quero variar os sabores, coloco em um bowl os dois tipos de repolho, broto de feijão, pimentão vermelho, cenoura, coentro e um pouco de gergelim torrado por cima. Os vegetais são todos fatiados bem fininho.

ANTECIPE O PROBLEMA

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Fonte:1, 23

Minhas piores decisões alimentares são tomadas naquele terrível momento em que a fome bate forte e não estou perto de casa e também não consigo pensar em algo bacana para comprar rapidamente. Por isso, procuro sempre ter opções de lanches na bolsa para essas horas de desespero.

1. Chocolate é sempre uma ótima escolha, não é mesmo? Como sei que sempre tem muito açúcar e gordura nas opções disponíveis nos mercados comuns, procuro ter uma barrinha de chocolate amargo (geralmente 70%) para quando bate a vontade de doce.

2. A castanha-de-caju torrada é minha castanha favorita e também minha escolha para um snack salgado, saudável e rápido. Mas existem vários outros tipos de castanhas e é bacana você experimentar e escolher a sua queridinha.

3. Frutas, com certeza, são minhas principais aliadas no caminho de uma alimentação saudável. As versões desidratadas tem um sabor concentrado, duram muuuito mais e por isso são ótimas opções para ter na bolsa.

PROCURE INSPIRAÇÃO

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Fonte: 123

Tento sempre colocar o máximo de ingredientes diferentes no meu cardápio e prepará-los sempre de maneiras diversas. Assim, sempre que estou sem novas ideias recorro ao Instagram. Colocarei aqui meus perfis favoritos para tirar inspiração e deixar o feed mais saudável.

1. A Madelaine capricha muito nas produções das fotos e faz combinações de ingredientes que eu adoro. Fico sempre muito inspirada e com vontade de sair fazendo tudo que ela posta.

2. A Izabel foi a vencedora do MasterChef Brasil de 2015, fez um curso na Le Cordon Bleu e junto com tudo isso perdeu 35 kg. O Instagram dela é cheio de receitas deliciosas e leves. Na descrição no perfil tem o link para o site que reúne todas as receitinhas.

3. A Pat é uma culinarista que defende a comida de verdade e luta contra os ultraprocessados. No perfil dela tem desde boas ideias de saladas até a produção de linguiças e caldos caseiros que ela mesma produz. Pura inspiração.

Acho super válido lembrar que alimentação saudável deve ser um ato prazeroso e descomplicado. Não se preocupe em ficar evitando uma lista imensa de alimentos ou classificando-os. Escute sempre as vontades do seu corpo e busque o equilíbrio.

Quero muito saber quais são os truques, receitinhas favoritas, dificuldades e as inspirações de vocês em busca de uma alimentação  mais leve. Me contem nos comentários? Adorarei trocar figurinhas.

Beijos e até breve.

Foto de capa: Annie Jaffrey

Autor Gabriela Santos

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