foi adicionado ao seu carrinho.

Brain Dump: método para reduzir o estresse e aumentar o foco

Por 11 de outubro de 2019Organizando tudo!

Sabe aqueles dias em que parece que a nosso cérebro está uma zona? Ficam pairando uma mistura de pensamentos e emoções como ansiedade, frustração e muitas ideias que não saem do papel.

O que é Brain Dump?

Se o que mencionei acima te soa familiar, então tenho uma dica prática pra te ajudar nesses momentos.  O Brain Dump é um método no qual você reúne todos os pensamentos desordenados que passam por sua cabeça. A tradução literal de brain dump seria algo como “despejo de cérebro”. A ideia aqui é escrever seus planos, atividades pendentes, compromissos ou tudo que passar pela sua cabeça. Faça isso até sentir que conseguiu colocar no papel tudo aquilo que estava “pesando” na sua cabeça.

Mas e agora, o que fazer com essas anotações, você pode estar se perguntando. Agora que você tem tudo que anotado num papel, pode transformá-la em uma lista de tarefas.

Como usar Brain Dump no seu bullet journal ou planner?

Existem 2 formas de utilização: semanal e diária. Isso vai de acordo com a sua necessidade de “esvaziar a mente”. O importante é tirar um tempo do seu dia, ou da sua semana, para fazer uma página no seu bullet journal ou planner só com coisas que andam circulando por sua cabeça, seja na área profissional, pessoal, nos estudos, etc. Vá colocando na ordem em que as coisas forem aparecendo na sua cabeça. Geralmente você irá se lembrar das coisas mais urgentes primeiro, mas anote tudo.

Brain Dump: método para reduzir o estresse e aumentar o foco

Depois de anotar tudinho, você vai ler tudo novamente e tentar separar os assuntos por categorias. Na foto acima eu separei as categorias por cores, pois assim para mim ficou mais fácil. Mas você também pode grifar de acordo com grau de dificuldade ou qualquer outra categoria que preferir.

Feito isso, você precisa analisar as suas prioridades baseadas no que você escreveu. Assim, você consegue se organizar e ir resolvendo as coisas uma por uma, de acordo com a necessidade imposta por você.

Caso algumas coisas não dependam só de você para serem concluídas, que tal conversar com alguém que possa te ajudar a resolver? Ou se for algo que não tenha tanta importância, às vezes precisamos desapegar de coisas e de sentimentos que não nos fazem bem.

Seja para organizar as suas tarefas ou para desabafar um dia ruim, o brain dump tem me ajudado bastante a ficar menos sobrecarregada e eu espero que também ajude vocês! E o mais legal de tudo é que, anotando no bullet journal, você vai acompanhando a sua evolução na resolução dos seus problemas!

Eu espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Lorrane Way

Mais posts por Lorrane Way

Deixe uma resposta