foi adicionado ao seu carrinho.

Como atingir estado Flow para aumentar a criatividade e bem-estar?

Por 5 de abril de 2019Inspire-se

Você já teve a impressão de se concentrar tanto em uma atividade a ponto de perder a noção do tempo? Estava tão imerso nela, que tudo a sua volta passou para o segundo plano? Se você já sentiu algo parecido, pode ser que tenha usufruído dos benefícios do estado Flow. De acordo com um dos psicólogos mais prestigiados no estudo da psicologia positiva, Mihaly Csikszentmihalyi é um importante contribuinte para a criatividade e o bem-estar.

Como atingir estado Flow para aumentar a concentração e o desempenho?Como atingir estado Flow para aumentar a concentração e performance?

Em seu livro “Flow: The Psychology of Optimal Experience”, Dr. Csikszentmihalyi conta que depois de entrevistar atletas, músicos e artistas de alta performance, começou a entender que as pessoas eram mais criativas, produtivas e, frequentemente, mais felizes quando estavam nesse estado. Ele deu esse nome porque muitos dos entrevistados descreveram que durante seus momentos ideais de desempenho, o trabalho simplesmente fluía sem muito esforço.

Quando o estado Flow acontece?

Ao executarmos uma tarefa quando o nível de dificuldade dela é muito maior do que nossa habilidade, muitas vezes ficamos ansiosos e frustrados por não conseguir progredir na sua execução. Já quando o nível de dificuldade é muito inferior à nossa habilidade, não há desafios a serem cumpridos e por isso, ficamos numa zona de relaxamento e tédio.

Quando o estado Flow acontece?

fonte: Ágora entertraining

O Estado de Flow acontece quando as nossas capacidades e habilidades se encontram em equilíbrio com oobjetivos e desafios de uma atividade.

Esse estado emocional positivo pode acontecer ao realizar qualquer tipo de atividade, como por exemplo, a pintura, a escrita, praticando algum esporte, estudando, fazendo um relatório ou até um projeto da faculdade.

As 7 características deste estado

Após entrevistar milhares de pessoas de todos os tipos, Dr. Csikszentmihalyi e sua equipe identificaram os principais componentes do estado de Flow. Esses sete pontos resumem como os entrevistados se sentiram durante o estado de Flow:

  1. Atenção totalmente focada na atividade;
  2. Clareza de objetivos  e retorno (feedback;
  3. Perda da noção do tempo. O foco está todo no momento presente;
  4. Sentimentos de satisfação e alegria;
  5. Existe um equilíbrio entre desafio e habilidades;
  6. União da ação e do pensamento;
  7. Há um sentimento de controle sobre a tarefa, onde não existe o medo do fracasso.

Como podemos alcançar o estado Flow?

Ficou curioso para experimentar o estado Flow? Confira as dicas abaixo que vão te ajudar a alcançar este estado metal:

  • Encontre um desafio. Escolha algo que você goste de fazer, como tocar piano, cozinhar, dançar, escrever, etc.
  • Desenvolva suas habilidades para poder enfrentar o desafio.  Uma das formas de  aumentar as chances de alcançar o estado flow, é buscar sempre se desenvolver, por exemplo, lendo livros, fazendo cursos e estudando assuntos que te ajudem a alcançar seus objetivos.
  • Estabeleça metas claras.  Ao fazer isso, você poderá usufruir do sentimento de “missão cumprida”. Caso contrário, ficará mais difícil sentir a evolução nas tarefas.
  • Concentre-se completamente na tarefa em execução. Tente eliminar as distrações para evitar sair do estado de Flow.
  • Monitore seu estado emocional . Se você atender a todos os requisitos acima, mas estiver com problemas para entrar no estado de Flow, monitore seu estado emocional. Se você estiver em um estado de excitação – irritado, ansioso ou preocupado, tente fazer algo para se acalmar. Já se você sentir que seu nível de energia está baixo, faça algo para aumentar sua motivação, como buscar formas de aumentar o nível de dificuldade para você se desafiar mais.

Um dos vídeos que me inspirou a escrever esse post foi esse abaixo do João Francisco, onde ele fala um resumo do livro “Flow: The Psychology of Optimal Experience” e dá os seus insights sobre o assunto. Vale a pena assistir!

Fonte: Positive Psychology ProgramÁgora Entertraining e Daring to Live Fully

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta