foi adicionado ao seu carrinho.

Como estudar em casa e lidar com as distrações

Por 11 de maio de 2017Dicas para o dia a dia

Estudar para algumas pessoas é uma tarefa árdua. Ainda mais quando o conteúdo não é tão fácil de absorver, e só de ouvir o nome da matéria já dá um frio na espinha. E como nem sempre a nossa motivação pra revisar as matérias está lá aquelas coisas, é importante fazer de tudo pra tornar as horas de estudos mais proveitosas possível.

Estudar em casa nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal sempre tem gente passando pela sala quando você resolve estudar lá ou alguém que interrompe seus estudos quando você está começando a entender a matéria, ou dá aquela vontade de estudar sentado meio deitado na cama, ver o que está passando na televisão, enfim. Na verdade é difícil, bem difícil! Mas tem algumas coisas bem simples que você pode fazer pra tornar o estudo em casa mais agradável, ou pelo menos, conseguir estudar focado do começo ao fim.

Como estudar em casa e lidar com as distrações

Como estudar em casa e lidar com as distrações

Postura nos estudos é importante

Por mais que estudar sentado na cama possa parecer tentador, nem sempre essa é a maneira mais eficiente. Procure uma cadeira bem confortável na sua casa que tenha encosto para as costas e apoie os pés no chão. E se você for baixinha como eu, procure um apoio para os pés, assim eles não vão formigar depois de algumas horas de estudo.

Estudar no silêncio ou com música?

Acho que isso é pessoal e varia de matéria para matéria. Meus estudos rendem bastante quando ouço música. Isso me ajuda a focar no que estou fazendo para não me distrair com o barulho a minha volta. Geralmente para conteúdos voltados para humanas, que tem mais interpretação ou desenvolvimento de texto, eu prefiro ouvir músicas ambiente. E quanto o conteúdo é mais das exatas (minhas preferidas) gosto de ouvir músicas como MPB, POP ou rock. Mas se você acha que música te desconcentra, uma opção é o “white noise” ou “ruído branco”.

O ruído branco é um tipo de ruído que nada mais é que a combinação simultânea de sons de todas as frequências. Só a título de curiosidade, o termo branco é usado em analogia ao funcionamento da luz branca. Ela é obtida pela combinação simultânea de todas as frequências cromáticas. O ruído branco mascara ou pode até eliminar os barulho externos incômodos que tiram a concentração e foco.

No Youtube tem diversos vídeos com estes sons. Mas se você quiser tê-los no celular eu indico o app “White noise free” para Android e o “White Noise Free: sounds for sleep and relaxation” para IOS. O chiado pode parecer estranho ou incomodar um pouco no início. Mas em alguns minutos o desconforto passa e logo você se acostuma.
Se pra você o silêncio ao estudar em casa é a melhor opção, vale investir em protetores auriculares. Ele nada mais é que são aquelas borrachinhas que colocamos na orelha pra diminuir o volume dos ruídos.
Como estudar em casa e lidar com as distrações 1

Deixe seus materiais de estudo à mão

Essa dica é importante se você for uma pessoa que distrai com facilidade. Muitas vezes quando eu esqueço um livro na sala e tenho que ir lá pegar, acabo passando na cozinha pra ver o que tem de bom na geladeira. Depois paro pra ver o que está passando na televisão ou invento qualquer outra coisa pra fazer e esqueço de só pegar o livro e voltar a estudar. Reserve um espaço na sua sala ou quarto e organize todos os livros e cadernos lá. E na sua escrivaninha, tenha sempre canetas, lápis, marca textos, post its, bloco de rascunho e qualquer outro material de apoio para os estudos.

Crie metas diárias de estudo

Faça um planejamento dos seus estudos e defina quanto tempo irá se dedicar por dia pra cada matéria. Não esqueça de priorizar as disciplinas que você tem mais dificuldade e reservar mais horas pra estudar elas. Eu não vou me aprofundar muito neste tópico porque vou escrever um post só sobre isso aqui no blog, em breve!

Não estude de forma passiva

Já aconteceu alguma vez com você de passar os olhos pelas páginas de um livro e depois de um tempo perceber que não conseguiu absorver nada? Uma maneira de evitar isso é estudar fazendo anotações, resumos ou grifar partes importantes do texto.

Para que o conteúdo fixe de verdade na cabeça, é importante também checar se você entendeu tudo logo depois de estudar. Resolva exercícios sobre o tema ou se isso não tiver disponível, outra maneira bem eficiente pra fixar o conteúdo é ensinar alguém o que você acabou de estudar. Isso faz com que você organize o conteúdo na sua cabeça de forma linear e ajuda a checar se você ficou com alguma dúvida sobre a matéria.

Espero que tenha gostado das dicas. Se você tem alguma dica pessoal para estudar em casa, não deixe de compartilhar aqui nos comentários!

Imagem: 12

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta