foi adicionado ao seu carrinho.

Como o A.Craft foi feito

Por 21 de fevereiro de 2014Dicas para o dia a dia

Olá leitores e leitoras :)

Recentemente mudamos o visual do nosso blog e talvez vocês queiram saber como é feito o A.Craft.

Eu gostaria de compartilhar com vocês esse conhecimento, para, quem sabe, você criar seu próprio blog no futuro.

Vamos lá?

Nosso blog foi feito utilizando a plataforma WordPress.

Sites-em-Wordpress

 

 

 

 

 

Mas o que é esse WordPress?

WordPress é uma plataforma para sites e blogs. É basicamente um programa por onde você controla o site, como aparência, postagens, usuários e muitas outras coisas. Quando digo muitas, são muitas mesmo.

Você pode utilizá-lo de duas maneiras. Uma é criando um blog através do site wordpress.com. Lá você cria uma conta e administra seu blog de uma forma muito fácil. A segunda, mais difícil, é baixando o software wordpress do site wordpress.org e hospedando-o em um servidor.

Mas qual é a diferença entre eles?

WordPress.com

Para utilizar o wordpress.com, você não precisa de nenhum conhecimento em desenvolvimento de sites. Basta criar uma conta, um nome para o site, um visual e já sair postando. Além disso ele é grátis!

Porém, você não pode ter um nome terminado em .com ou .com.br, a menos que pague uma taxa anual por isso (que é bem barata). O nome do seu blog ficaria algo como academiacraft.wordpress.com.br.

A desvantagem dessa opção, é que os recursos liberados são bem limitados. Mas se você não pensa em grandes customizações ou recursos, essa é a opção ideal.

WordPress.org

Essa é a opção que utilizamos aqui no A.Craft. Para utilizá-la, você deve ter alguns conhecimentos em desenvolvimento de sites.

O processo é um pouco complexo, porque envolve contratação de serviço de hospedagem, compra de domínio (nome do site), instalação do wordpress no servidor e customizações. Se alguém se interessar, posso fazer um post com um tutorial.

A vantagem dessa segunda opção? O site é livre para você fazer o que quiser!

Você pode instalar ilimitados temas, grátis ou pagos, como esses aqui: http://www.elegantthemes.com/gallery/

Ou instalar plugins, que dão funções extras para o seu blog. No nosso blog, instalamos um plugin que exibe frases aleatórias, aqui na barra lateral direita (dá uma olhada nas frases motivacionais que aparecem aleatoriamente!) Também instalamos um plugin que dá sugestões de posts no final de cada post.

Então, como eu começo?

Eu daria duas sugestões para você. Uma é começar com uma plataforma grátis e simples, como o wordpress.com, blogspot ou blogger.

Outra, é escrever para um blog que já tenha alguma força. Assim, você pode ganhar alguma experiência para depois criar seu próprio blog.

Nós, aqui do A.Craft, estamos abertos publicar seu post. Desde que tenha o perfil do nosso blog. Se tiver interesse, envie um email para a Liana ([email protected])

 

Espero que esse post tenha lhe agregado algum conhecimento, e espero que você crie um blog algum dia. Nunca se sabe, né?

 

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Luiz Ikeda

Mais posts por Luiz Ikeda

Participe da discussão Um Comentário

Deixe uma resposta