Skip to main content
search
0

Como organizar uma lista de tarefas super efetiva

Por 12 de abril de 2019Organizando tudo!

Você tem o costume de criar listas de tarefas? Se não tem, tenho que dizer que você não sabe o que está perdendo. Desde que comecei a me organizar com elas, minha produtividade e organização aumentaram muito. Consigo trabalhar mais focada nas atividades mais importantes e fico mais tranquila pois sei que não estou deixando nenhuma atividade para trás, pois está tudo anotado.

Mas nem sempre a minha lista de tarefas foi perfeita. Fiz vários ajustes ao longo do tempo para que ela não fosse só uma lista de atividades jogada. Tenho algumas estratégias que me ajudam a produzir mais ao longo da minha semana e vou compartilhar com vocês nesse post.

Como organizar uma lista de tarefas super efetiva

Como organizar uma lista de tarefas super efetiva com o Planner

1. Defina as suas prioridades

Eu tinha o costume de sempre dar prioridade para o meu trabalho. Eu trabalhava até tarde pra fazer tudo que havia planejado, às vezes até nas madrugadas de finais de semana eu respondia algum e-mail para dormir com a cabeça tranquila. Só depois fui perceber que apesar de saber que eram importantes, estava esquecendo de reservar um tempo para outras áreas da vida.

Passei a frequentar aulas, grupos e eventos de dança (uma das coisas que mais amo fazer hoje em dia), assisto canais de investimento e consumo conteúdos sobre o tema para me educar financeiramente, passo mais tempo com a minha família na semana e aos finais de semana, passei a frequentar a academia (que estava pagando e não ia), estou me aventurando na cozinha e evito comprar comida pronta ou congelada (queimo uma coisa aqui e outra ali, mas ao poucos vou pegando o jeito), enfim, acho estou me curtindo mais.

Descubra o que você gosta de fazer, cuide de você e se permita fazer coisas que recarregam a sua energia. Pode ser alguns minutinhos de meditação, uma boa leitura, uma sessão de cinema ou quem sabe um karaokê pra espantar todos os males.

2.  Categorize as tarefas do seu dia

Essa segunda dica foi um divisor de águas na minha vida! Apesar de simples, ela me ajuda muito a ser mais produtiva. Eu categorizo minhas tarefas em atividades que exigem foco e atividades mais simples.

As atividades que exigem foco são aquelas que eu faço melhor, ou mais rápido quando não há interrupções e consigo me concentrar 100% do tempo. As outras atividades são aquelas que não precisam de um grande bloco de tempo ou concentração para serem concluídas.

3.  Reserve um horário no seu dia para as atividades que exigem foco

Agora que você já caracterizou suas atividades, é hora de organizá-las ao longo do dia. No meu caso, gosto de deixar as coisas que exigem mais concentração no período da noite, quando não há muitas pessoas no escritório. Essa é a minha hora favorita do dia, pois é quando me sinto mais criativa e disposta. Deixo tocar uma música relaxante bem gostosa e mergulho na atividade.

4. Anote todas as tarefas que precisa fazer para desestressar a mente

Já aconteceu com você de dormir preocupado, ou ficar toda hora lembrando daquele trabalho da faculdade que você ainda não começou, ou da apresentação que precisa fazer para seu chefe ou de não ter respondido ainda aquele e-mail para um cliente, por exemplo? O simples fato de anotar essas atividades e definir um dia para fazer e concluí-las já vai ajudar o seu cérebro a tirar o peso dessa atividade, pois ele sabe que em breve você os fará e que tá tudo sob controle.

Espero muito que tenha gostado das dicas! Comenta aqui se você já pratica alguma dessas dicas ou se você tiver alguma outra estratégia para aumentar a produtividade ao longo do dia. Vou adorar ler! 😉

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão 2 Comentários

  • Marina disse:

    Muito legal, Liana!
    Comprei há 2anos suas agendas e tenho me organizado melhor e sem me preocupar o tempo todo em não perder algum compromisso!!! Obrigada!

  • Simone disse:

    Achei demais essas dicas; muito obrigada por compartilhar <3

    Sou mãe, estudante, trabalhadora e voluntária…muita coisa pra categorizar né?!?!

Deixe uma resposta

Close Menu