foi adicionado ao seu carrinho.

Como planejar suas marmitas fit para a semana inteira

Qual é o segredo para comer bem a semana inteira, levando comida de casa? Planejamento! Se você gosta ou precisa manter uma alimentação específica ou com baixas calorias, fique atenta às nossas dicas para preparar marmitas fit, que irão facilitar sua vida!

Comer com qualidade nem sempre é possível quando consumimos alimentos na rua. A comida de verdade, feita por você mesma, é a melhor maneira de se alimentar de maneira realmente saudável. Pode tomar algum tempo da sua semana, mas valerá a pena!

Como planejar suas marmitas fit para a semana inteira

Como planejar e preparar suas marmitas fit para a semana inteira

Cozinhe acordo com seu estilo

Cada pessoa tem um estilo de vida e uma agenda de compromissos diferente. Morar sozinha significa cozinhar para si mesma. Gerenciar a alimentação de uma família maior pode ser mais complicado, mas é possível. O foco deste post é a alimentação individual, ou seja, aquela que você levará todo dia para o trabalho.

Levar a própria comida é um hábito cada vez mais comum. Já existem até programas de televisão sobre o assunto, como o Marmitas e Merendas, do canal pago GNT. Assim, não é vergonha nenhuma levar sua marmitinha.  Como o plano é fazer as marmitas para a semana toda, você pode preparar tudo no domingo, por exemplo.

Conheça os alimentos

Para preparar as marmitas fit da semana inteira, o freezer e o microondas serão seus grandes aliados. Saiba o que pode ou não ser congelado, que tipo de comida descongela e preserva o sabor. Muitas folhas utilizadas em saladas, por exemplo, não podem ser congeladas.

Uma boa saída é fazer a salada de pote. Escolha, por exemplo, duas folhas (como alface e agrião), e leguminosas, como cenoura fatiada ou ralada, milho verde, tomate cereja. Seque tudo muito bem e divida as porções em camadas nos potes. Coloque uma folha de papel toalha dobrada sobre a salada antes de tampar. Dura uma semana na geladeira e garante salada fresquinha todo dia! Ah, deixe para temperar quando for consumir!

Cozinhe um ou dois tipos de proteína (carne ou frango, que podem ser congelados prontos), arroz, feijão. Legumes refogados são preparações saborosas e podem ser congelados. Divida-os em potes herméticos que possam ir ao freezer ou microondas. Como a comida fica bem preservada por mais ou menos dois dias na geladeira, você pode separar as marmitas de segunda e terça e a partir daí, tirar a marmita da noite anterior do freezer e passar para a geladeira, assim ela vai descongelando lentamente. Não se esqueça de congelar ou levar à geladeira somente depois de esfriar completamente, para que o vapor não se acumule em forma de gotas d’água na tampa do pote

Como planejar e preparar suas marmitas fit para a semana inteira 1

Lanche no saquinho

Uma boa dica é usar e abusar dos saquinhos tipo zip-loc – aqueles que você retira todo o ar e fecha hermeticamente! Cenoura baby, castanhas de diversos tipos, biscoitos integrais são alimentos que ficam bem preservados neste tipo de embalagem e são perfeitos para a hora em que bater aquela “fominha” entre as refeições principais.

Veja também:

Economize nas compras

Para fazer suas marmitas fit com alimentos sempre fresquinhos, o ideal é ir ao supermercado toda semana. Compre frutas e verduras da estação, que são mais baratas e com qualidade melhor.

Para evitar compras desnecessárias, sempre vá ao supermercado de estômago cheio – estudos comprovam que o layout do supermercado é cheio de armadilhas visuais e elas ficam ainda mais perigosas quando se está com fome. Leve com você uma lista de tudo o que precisa comprar, assim é mais difícil cair em tentação.

Conheça o planner de refeições

E se eu enjoar?

A melhor maneira de não enjoar é aprender a combinar os mesmos alimentos, cozinhar legumes para alternar com a salada, preparar a proteína de dois jeitos diferentes – grelhada/ao molho, por exemplo. E, se realmente der aquela vontade de comer algo diferente, não tem nada de errado comer fora de casa de vez em quando. Vida saudável não é o mesmo que vida paranóica!

O mais importante da alimentação saudável é consumir alimentos naturais. Comida ultra processada e industrializada, na maioria das vezes, só é saudável no rótulo. E comer de maneira saudável é algo que requer dedicação, então, elimine da sua rotina o que não for essencial e abra espaço no seu tempo livre para cozinhar. Preparar o próprio alimento é um ato de amor, não apenas para sua família, mas para você mesma!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Lilian Silva

Mais posts por Lilian Silva

Deixe uma resposta