was successfully added to your cart.

Como planejar um casamento: wedding planner

Por 30 de maio de 2017Organizando tudo!

Quando o assunto é casamento, todo mundo sabe que é preciso fazer muita coisa para o grande dia acontecer. E para que não haja contratempos ao longo desse caminho, planejamento e organização é o nosso maior aliado.

Como planejar um casamento: wedding planner

Como planejar um casamento: o dia mais lindo da sua vida 1

Antes de tudo…pesquise muito! A internet hoje é recheada de sites, blogs, referências e histórias lindas cheias de inspiração e muita criatividade. Crie uma pasta no Pinterest, sugiro que a pasta seja privada, para que ninguém tenha spoiler do grande dia. Nessa etapa não se prive, pesquise sobre tudo o que gosta ou acha interessante.

É tudo tão lindo, temos tantas ideias, tantos sonhos, tantas vontades que é difícil escolher ou saber para que estilo ir. Então, comece a descartar aquilo que você não gosta, ou acha inviável de acordo com o orçamento. É importante, ter claro o quanto vocês pretendem gastar. Isso ajuda muito nas escolhas e decisões.

Tenha uma agenda ou um espaço no seu planner só para o casamento.

Concentre as informações em um mesmo lugar. Um checklist é bem bacana para que você não se esqueça de nada. Mas lembre-se, que alguns cheklists (wedding planners) encontrados na internet têm um formato padrão. Você precisa personalizar de acordo com o perfil de vocês. Por exemplo, se você tem o sonho de casar em alguma igreja ou lugar específico, a primeira coisa a se fazer é visitar o lugar. Em seguida se informar sobre a agenda disponível. Existem lugares que a lista de espera é de até dois anos. Os valores alteram muito de um lugar para o outro, dia ou horário. Vale a pena pesquisar antes de decidir a data e horário do casório.

Como planejar um casamento: o dia mais lindo da sua vida 03

Outro exemplo, alguns lugares sugerem providenciar o vestido de noiva com 6 meses de antecedência. Mas se você quiser mandar fazer o seu vestido 6 meses pode ser pouco tempo. Além disso, conheço pessoas que ao provarem o vestido de casamento pronto, não gostaram do resultado e precisaram providenciar outro com uma semana de antecedência. Já pensou na loucura?
A gente quer tudo perfeito (o que já pode ocasionar um estresse e ansiedade), então quanto antes deixar tudo certinho, muito mais tranquilo será os seus dias próximo ao seu casamento.

Dicas para que esse processo seja leve

Planejamento do casamento

1. Tenha uma agenda compartilhada: Se você tiver uma agenda ou planner dedicado apenas para as anotações relacionadas ao casamento, crie também uma planilha no google planilhas ou nuvem e compartilhe com seu parceiro para que ele também faça parte desse processo. E se por um acaso acontecer algo com sua agenda, você tem outro lugar atualizado com todas as informações.

Como planejar um casamento: o dia mais lindo da sua vida 02

2. Compartilhe suas decisões: Depois de decidir como será a cerimônia e festa, converse com a família, sobre as decisões tomadas, como será o dia, para que todos tenham conhecimento das vontades de vocês (quando você fizer a lista de convidados irá entender essa dica).

3. Pesquise muito sobre os fornecedores: dê preferência às indicações se possível. Visite o lugar várias vezes antes do casamento. Infelizmente, existe muitos lugares mal intencionados ou até mesmo desorganizados.

4. Assessoria, sim ou não? Se optar por uma assessoria, algumas etapas serão mais tranquilas. Mas se você quer colocar a mão na massa, seja pela economia, ou por gostar de organizar tudo, conte com pessoas de sua confiança para ajudar em algumas etapas. As madrinhas, irmãs e mães estão sempre dispostas e querem fazer parte desse momento. Analise as habilidades de cada uma e delegue algumas tarefas.

Padrinhos e convidados

5. Divida a lista de convidados em 3 partes: A sua, a do seu parceiro e para os amigos em comum. Assim cada um tem liberdade para escolher seus convidados de forma equilibrada. Programe para que todos os convites sejam entregues no tempo máximo de 1 mês de antecedência.

Como planejar um casamento: o dia mais lindo da sua vida 04

6. Não deixe para chamar os padrinhos em cima da hora. Eles também precisarão providenciar roupa, mandar fazer vestido e tudo isso exige tempo e pesquisa. Além disso, para fazer os convites personalizados e cheios de amor, você precisa ter certeza da disponibilidade deles. Uma opção é fazer o convite inicial de maneira individual e mais íntima e para a entrega do convite oficial, marque um jantar reunindo todos os padrinhos e madrinhas.

Organização no dia do casamento

7. Delegue algumas responsabilidades. Para o dia, escolha pessoas que não serão madrinhas ou padrinhos para ficarem responsáveis por alguns momentos. No meu caso, eu escolhi a mãe de uma amiga para a decoração (sabia que ela tinha bom gosto e que iria respeitar as minhas escolhas), uma amiga (super organizada) para auxiliar na cerimônia da igreja (ela tinha a lista de todos os padrinhos e madrinhas, as músicas que iriam tocar, as leituras, contato da banda, até o contato do Padre eu passei). Apresentei nossos pais para a coordenadora do buffet, assim no dia da festa eles sabiam com quem falar, para que tudo ocorresse bem e tinham conhecimento de tudo o que era oferecido na festa.

8. Não abra mão do seu dia da noiva. Acredite, é uma das melhores escolhas a se fazer (falo por experiência própria). Deixe para que o grande dia seja para você relaxar, se preparar e curtir esse momento tão especial. Há lugares em que é possível fazer o dia da noiva e do noivo, com a família e os amigos juntos. O making off fica super divertido, emocionante e a comemoração começa bem antes da festa.

Como planejar um casamento: o dia mais lindo da sua vida

Mesmo que você tenha nas mangas o plano A, plano B e às vezes até o plano C, pense sempre na possibilidade de que algo pode não sair extremamente perfeito do jeito que você queria. Lembre-se que se estressar não irá resolver o problema, mas que mesmo assim ele será infinitamente lindo e lembrado como o dia mais lindo da sua vida!

Espero muito que tenha gostado dessas dicas, e que ajude a planejar o seu grande dia <3 . Até a próxima!

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5

Autor Jacke Braga

Mais posts por Jacke Braga

Deixe uma resposta