foi adicionado ao seu carrinho.

Como preparar o planejamento para o começo de ano

Por 28 de dezembro de 2017Organizando tudo!

Antes de começar a ler este texto, responda a seguinte pergunta: como foi seu ano? Se de forma geral você conseguiu por seus planos em prática, parabéns. Agora, se esse último ano está entrando para a lista de anos onde suas metas ficaram apenas no papel… Não se desespere! Veja a seguir como fazer um planejamento eficaz para seu começo de ano, para cumprir com todos seus objetivos.

Como preparar o planejamento para o começo de ano

Como preparar o planejamento para o começo de ano

Adeus ano velho, feliz ano novo

Com certeza você também quer que tudo se realize no ano que vai nascer, certo? Pois bem, o segredo está no planejamento dos primeiros meses. Veja estas dicas:

  • Divida seu ano em bimestres ou trimestres. Nos primeiros meses, organize o que for preciso para colocar seus planos em prática;
  • Aproveite o tempo que ainda resta neste ano e comece a se planejar. Ao invés de deixar tudo para 2018, que tal adiantar algumas coisas até o dia 31?
  • Separe em listas tudo o que você quer alcançar, pessoal e profissionalmente. Escolha metas de acordo com o que tem mais vontade ou condições de realizar.

É claro que não existe um método de planejamento específico, e tudo pode variar de pessoa para pessoa. Desta forma, é hora de aprender a ter disciplina para cumprir seus objetivos.

O que fazer para cumprir com suas metas?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a persistência é a chave do sucesso. As metas de começo de ano não são diferentes daqueles planos ambiciosos para sua vida. Desta forma, para que seu planejamento dê certo siga os seguintes passos:

  • Estabeleça datas específicas para coisas que você quer cumprir ou alcançar;
  • Mantenha-se sempre motivado, pensando em como aquilo vai tornar sua vida melhor;
  • Saiba o que você quer. Mudar de ideia não é um pecado, mas tente manter o foco em uma direção específica;
  • Os sentimentos são o que desencadeiam a maior parte das ações de uma pessoa. Veja como está sua autoestima e suas emoções positivas para o que quer realizar.

O planejamento adequado para o começo de ano envolve um esforço conjunto. Tanto o físico, quanto o mental, o espiritual e o emocional devem estar em harmonia.

Como preparar o planejamento para o começo de ano

Aprendendo com o que não der certo

Bom, todos somos seres humanos e ninguém está livre de falhas, né? Desta forma, mesmo que você tenha o melhor planejamento, as coisas podem não dar 100% certo. Mas não se desanime, nestes casos eis o que você deve fazer:

  • Anote aquilo que não deu certo. Escreve como foi que tudo aconteceu e como você gostaria de que tivesse sido;
  • Comece a pensar em formas diferentes de resolver o problema. Se as coisas acabaram não acontecendo como planejado, talvez seja hore de vê-las de outro jeito;
  • Não deixe pequenos esforços abafarem suas conquistas. Quando algo não der certo, pare e pense em tudo o que você conquistou e obteve sucesso.

Você já deve ter se pego no seguinte círculo vicioso: começo o ano com mil planos e termino com muitos não cumpridos. Mas isto é bom, porque para o planejamento do início de 2018 você pode tirar tudo isto de lição e fazer diferente. A bola está com você, é só fazer aquele golaço.

Veja também:

+ 5 dicas para quem não tem tempo para se planejar

+ Como aliviar a ansiedade com o planner

Agora é só começar com o pé direito

Estão são algumas dicas que podem fazer uma grande diferença para seu planejamento de começo de ano. Lembre-se de reconhecer e se parabenizar por cada objetivo cumprido. E nunca se esqueça de que pedras paradas criam limo. Esteja sempre em movimento e faça cada vez mais planos. Isto não só vai dar significado para sua vida, como vai torna-la mais alegre e feliz.

Imagens: Lorrane Rodrigues

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta