was successfully added to your cart.

Como ser mais produtivo? Seja preguiçoso.

Por 3 de novembro de 2016Organizando tudo!

Como ser mais produtivo? Sim, você leu certo! Ser preguiçoso é a dica de produtividade de hoje. Mas essa dica não é minha, é do Bill Gates. Uma vez o Luiz me disse que ele contratava pessoas preguiçosas para fazer tarefas difíceis.

Como ser mais produtivo? Seja preguiçoso.

Heim? Provavelmente eu tive a mesma reação que você deve estar tendo neste momento. Mas aí ele me explicou que pessoas preguiçosas tem o costume de usar a criatividade para simplificar as coisas e buscam formas de reduzir o tempo pra as atividades e assim otimizam recursos. Por exemplo, se seu chefe ou cliente te pedem para fazer 3 atividades, a pessoa sem preguiça vai lá e faz as 3 do jeitinho que era para ser feito. Já a preguiçosa vai analisá-las e fazer de tudo para encontrar formas de torná-lo mais rápido e muitas vezes até mais barato.

Como ser mais produtivo

Caso curioso da fábrica de pasta de dente

Um famoso exemplo verídico e bem conhecido, é o da fábrica da pasta de dente. A empresa estava recebendo muitas reclamações de clientes por venderem caixas de pasta de dente vazias. Para corrigir isso, a empresa contratou engenheiros para projetar uma máquina que parasse o processo de embalagem das pastas quando identificasse alguma caixa vazia pelo seu peso. A máquina foi instalada com sucesso pois depois disso a empresa não teve mais reclamações.

Após um tempo, os engenheiros voltaram à fabrica pra checar se estava tudo funcionando como deveria. O que eles não esperavam era que a máquina não estava sendo utilizada. Ao questionar os funcionários, eles alegaram que parar a linha de produção toda vez que o sensor detectava um caixa vazia era muito ineficiente, pois sempre tinha que ir alguém lá retirar. Ao invés disso, fizeram uma vaquinha e compraram um ventilador. Aí quando uma caixa vazia passava pelo ventilador, o vento tirava a caixa vazia da esteira. Viu só, simples, eficiente e super econômico.

Aceite ser um pouco preguiçoso

Há diversas vantagens de planejar e organizar as tarefas. Você fica mais motivado para realizar suas atividades, consegue focar nos seus projetos e metas além de ficar com a mente mais tranquila, pois tem tudo que precisa fazer registrado. Mas se você quiser ser mais preguiçoso, não pode planejar todos os minutos do seu dia. Imprevistos acontecem e por conta disso, temos muitas vezes que alterar o planejamento de uma semana inteira.

Se isso estiver acontecendo com você e consumindo energia ou gerando stress, relaxe! Aprenda a aceitar os imprevistos no seu planejamento. Deixe sempre uma “folga” no seu planejamento para as surpresas da vida. Um pouco de diversão também é essencial para recarregar as suas baterias e se preparar para enfrentar seus próximos desafios que virão pela frente.

Como ser mais produtivo 1

Faça as coisas apenas quando for preciso

Brasileiro tem essa cultura de deixar tudo pra fazer na última hora né? Tá, não vamos generalizar, mas conheço bastante gente que tem esse hábito e eu me incluo nesse grupo! No colégio, por exemplo, deixava algumas matérias pra estudar na última hora e depois ficava me remoendo por dentro com medo de não ter tirado uma boa nota. E aí se isso não acontecesse, teria que estudar mais o dobro de horas para a recuperação, ou seja retrabalho. Graças a deus nunca fiquei de recuperação no colégio! Mas se tivesse estudado direito desde o começo, não precisaria me preocupar com a nota e não ficaria com essa preocupação na minha cabeça, consumindo energia à toa.

Por isso, aprendi que para fazer menos e ser preguiçoso precisamos fazer algo logo no começo, ou com antecedência. Aí vão algumas dicas para você praticar esse hábito:

  • Na escola, faculdade ou no trabalho aprenda a escrever rascunhos realmente bons rapidamente. Muitas vezes fazemos anotações e depois não conseguimos assimilar metade delas. Isso pode ser melhorado com a prática e você também pode testar outros formatos como o mapa mental, por exemplo.
  • Procure responder seus e-mails logo após sua leitura, ou pelo menos tome uma atitude em relação à eles. Encaminhe o e-mail para alguém, marque-o como importante, etc. Caso contrário eles irão se acumular e você pode esquecer de responder algum e-mail importante. Mas isso não quer dizer que você precisa verificar sua caixa de entrada de 10 em 10 minutos. Reserve algumas horas do seu dia em períodos diferentes para fazer isso.
  • Agende o pagamento de boletos pelo internet banking para evitar multas e filas no banco.
  • Compre a passagem do seu transporte de ida e volta com antecedência, se possível pela internet. Você evitará filas desnecessárias em horários de pico.
  • Compre seus presentes com antecedência, principalmente em datas comemorativas como o Natal. Você irá poupar sua energia ao evitar tumultos e correrias, além de economizar muitas horas em filas de lojas e de estacionamento.

Me conte aqui nos comentários o que achou e suas próprias dicas sobre como ser mais produtivo! 😉

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão 2 Comentários

  • Margarete Ataide disse:

    Amo o blog A.Craft. Foi bem útil esse post para me organizar melhor, algumas das dicas já sigo no dia a dia (sou esse tipo de preguiçosa hehe), outras foi um reforço do que já sabia, como exemplo o mapa mental, que deixei de usar depois que terminei os estudos. Muito obrigada por compartilhar esses conhecimentos. Continue assim!

    Ahh! Assim que conseguir organizar minha vida financeira (uso o excel <3) irei montar meu Planner, pois quero substituir minha agenda que me deixa confusa as vezes que quero fazer mais anotações referente a semana e não dá pois tem apenas uma folha para o dia

    • Liana Uehara disse:

      Olá Margarete!
      Fico suuuper feliz que tenha gostado das dicas! Muito obrigada pelo carinho da mensagem.
      A ideia é compartilhar cada vez mais dicas para facilitar a organização e planejamento. Se você tiver alguma sugestão de tema que queira ver mais por aqui, fique à vontade para pedir! 😉
      Um abraço!

Deixe uma resposta