foi adicionado ao seu carrinho.

O que fazer para ter um relacionamento duradouro e feliz?

No final do mês passado eu perguntei lá no Instagram da A. Craft o que fazer para ter um relacionamento duradouro e feliz. A princípio a minha ideia era fazer uma lista de coisas para que os casais possam incluir no seu planejamento como um jantar a dois, passeio no parque, ir ao cinema ou assistir um filme juntinho no sofá com pipoca, etc.

Mas depois que eu comecei a ler as respostas vi que tem coisa que não dá pra ser planejada, né? Na verdade, acho até que quanto mais espontâneo, mais gostoso é!

O que fazer para ter um relacionamento duradouro e feliz?

capa00

As imagens que ilustram esse post são da talentosíssima Philippa Rice. Através de seus traços ela consegue representar o amor da forma mais pura possível, através das alegrias cotidianas quase sempre esquecidas.

Amor próprio

Esse tópico é bem clichê, mas não menos importante. Antes de mais nada é importante que você esteja satisfeito com você mesmo. Nada nem ninguém pode substituir o seu amor próprio.

Entender que o amor muda

No começo de um relacionamento rola aquele sentimento mais intenso, a paixão. quando ele passa, muita gente pensa em deixar tudo. É aí que está o maior erro. O amor é mais legal! :) Se você entender que com o passar do tempo todo esse sentimento muda, pronto, você deu o primeiro passo.

Aceitar seu parceiro como ele é

Depois você tem que aceitar o seu parceiro como ele é. Ninguém muda ninguém. Essa é uma regrinha básica para ser feliz.

Pequenos gestos mudam tudo

O riso deve ser praticado de maneira constante. Às vezes uma cartinha, uma flor, um beijo roubado pode mudar o dia da pessoa, por mais bobo que isso possa parecer. A importância não está no valor financeiro daquilo que você vai ganhar, pode ser uma caixa de bombom, ou um simples bilhetinho de “eu te amo”. O verdadeiro valor está na sinceridade do gesto!

cultura

Incentive e cultive bons hábitos juntos

Cultive bons hábitos, como refeições juntos, incentive seu companheiro nos estudos, no trabalho, em leituras, etc. Isso irá ajudar a desenvolver o seu lado profissional e crítico.

Seja grato e demonstre isso

Criar menos expectativas e ser mais grato pelo que você já tem. Seja grato e não esqueça de demonstrar isso sempre que possível.

Perdoe e peça perdão

Esteja pronto para perdoar e também pedir perdão sempre que necessário. Você quer estar certo ou ser feliz?

Dê espaço

Todos nós precisamos ter a nossa individualidade. Compreender que cada um precisa do seu espaço e do seu momento sozinho é essencial.

capa02

Cuidado com a rotina

Quando se convive muito tempo juntos, a rotina pode dar uma judiada no relacionamento. Pra isso, pequenas coisas são legais de serem feitas, como um bilhetinho surpresa, abraços constantes, dançar na cozinha, nada muito caro ou complexo.

Seja sincero e aberto para conversar

Se algo te incomoda no parceiro, é importante que ele saiba disso. Seja sincero e converse sempre. Não guarde seus sentimentos porque isso um dia pode isso resultar numa situação muito ruim. Peça para seu companheiro fazer o mesmo. Assim vocês terão mais liberdade pra falar o que sentem e não teremos aquele climão de sentimentos remoídos.

Sobre ser aberto, uma seguidora sugeriu ser bem aberto mesmo, como se o parceiro fosse um irmão. Em outras palavras, ser pessoa com quem você pode falar todas as besteiras e piadas sem graça, ou não ter vergonhas das suas manias mais bizarras.

Faça planos juntos

Busque envolver o parceiro nas suas conquistas. No final isso será motivo de comemoração para os dois.

capa3

O “duradouro” é relativo

Uma seguidora compartilhou que seu relacionamento durou 15 anos mas apesar de ter acabado, a amizade ficou. Isso me fez pensar que no final das contas não há regras para ter um relacionamento feliz e duradouro, né? Todo relacionamento é único, o importante é que funcione para ambos. Mas de qualquer forma, espero que as dicas que compartilhei nesse post tenham te ajudado de alguma forma.

Gostaria muito de agradecer todos que compartilharam suas dicas com a gente. Amamos ler cada uma delas! :)

Vou deixar aqui os créditos que todos que colaboraram na construção deste post (muito obrigada de coração! ❤):

@juliana.g.v.santos, @bujolizando, @grazybernardino, @flaviansinfante, @priscilamenezesds, @vpaulinha, @carollescher, @sabrinati, @manoelabiasuz, @ariana.rsilva, @tatilindroso, @entrepapeisetecidos, @mundobujo, @gaaabinunes, @daclaudinha, @hagargb, @carolmenali, @yumiyamaki, @bia.canedo, @ligiafrancodf_concurseira, @beccamuanes, @outrascoisasetcetal, @soaresju, @deborahalvares1, @amanda_fabrine, @akemisabrina, @chdefranca, @chelbuzogany, @teyienesen, @karinaqueroz, @aldenio_samara, @op.madrinhadecasamneto, @lela_, @rodriguesmarcela, @bborgesx, @georgiamaral, @raquel.amorim.739, @anacrpinheiro, @ludmilasantos, @thayanequeirozz, @costuramor, @avnygabriella, @carolinajournals, @petitgois, @jucurtz, @gioeugenia, @alicesumar, @isaalleb, @michelle_miguell, @carolnekopanda, @jquartarone, @euzinhareis, @renatasantos_89, @aimeessj, @isenorevm, @fd_cesar, @evilen_pires, @fernandaluribeiro, @beahamoy_

Quer compartilhar a sua dica também? Deixe pra gente aqui nos comentários, elas são super bem-vindas! 😉

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta