was successfully added to your cart.

Dicas para criar fotos flat lay para o Instagram

Por 12 de abril de 2017Dicas para o dia a dia

O Instagram é hoje uma das minhas redes sociais favoritas. Não sei se é pelo visual clean, só com imagens, vídeos e alguns textos ou se é pelo conteúdo das pessoas que eu sigo por lá! Mas recentemente as fotos flat lay tem me chamado muito a atenção. Esse tipo de foto nada mais é do que uma imagem com objetos organizados em uma superfície plana, normalmente tirados de cima. Esse tipo de fotografia artística é cada vez mais popular nos perfis de Instagram. O mais legal é que a psicologia consegue explicar o motivo do sucesso das fotos flat lay. É que o nosso cérebro busca sempre a ‘ordem’ ou padrão nas coisas. E por conta disso, procura colocar informações de forma ordenada o mais rápido possível.

Dicas para criar fotos no estilo flat lay:

Separei algumas dicas para te ajudar a criar suas fotos Flat Lay e fazer sucesso nas redes sociais:

1. Deixe alguns itens fora do enquadramento

Se você quiser deixar a sua fotografia com ar mais natural, deixe alguns itens fora do enquadramento. Isso também ajuda a deixar o foco nos itens que você quer chamar a atenção.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram 07 09

2. Use um fundo neutro em suas fotos flat lay

Pra mim os fundos clarinhos com aspecto mais clean como mesas de madeira ou mármore, fundos francos e lençóis em tons claros funcionam super bem! Uma grande vantagem dos fundos neutros, é que ele combinam com tudo, e torna mais fácil a produção da sua foto.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram

3. Fotografe de cima

A foto Flat Lay é tirada de um ângulo superior aos objetos. Se for necessário, suba em um banquinho ou apoio. Outra opção é tirá-las de frente, caso você consiga colar os objetos em uma parede, como pôsters, washi tapes ou adesivos.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram 03

4. Escolha itens que tem aspecto legal visto de cima

Um dos itens que mais gosto de ver em fotos flat lay, e que cai super bem na maioria das composições, são as flores. Principalmente aquelas secas que deixam a foto com estilo delicado e rústico.

010

5. Utilize a luz natural

Se eu pudesse dar só uma dica para você tirar uma foto flat lay incrível seria, utilize a luz natural. Procure um lugar da sua casa bem iluminado e faça testes com sua câmera. O melhor horário para tirar fotos com a luz natural é durante a da primeira hora da manhã ou de tarde antes do pôr-do-sol. Durante esse período, a luz do sol é mais suave, com sombras e brilhos perfeitos para a fotografia.

direct (2)

6. Organize os objetos da foto

Para equilibrar a foto e não deixá-la com a impressão de estar muito bagunçada, deixe um espaço entre os elementos que estão compondo a fotografia. O espaço não precisa ser muito grande, mas ele é importante para dar um respiro na foto. Outra dica é: não exagere ao incluir muitos itens em sua foto. Às vezes a empolgação de incluir vários itens lindos na foto pode deixá-la um pouco confusa. Aqui vale aquele ditado “menos é mais”.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram 04

7. Conte uma história com a foto flat lay

O mais bacana das fotos flat lay, é que você pode contar um foto com ela, por exemplo o que carrega na sua bolsa, itens que comprou em uma viagem, ingredientes da sua próxima refeição, itens da sua mesa de trabalho, etc. Use produtos que combinem e façam sentido em conjunto.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram 00

8. Faça muitos testes

Faça fotos em vários cantos da sua casa e procure o local tem a melhor luz. Procure fundos interessantes que você tem na sua casa como bancadas, um fundo com grama, toalhas de mesa ou lenços. Teste incluir ou tirar elementos da sua foto, mudar o ângulo de alguns itens, enfim. Seja criativo, coloque objetos grandes próximos à pequenos, brinque com as camadas e coloque objetos sobrepostos um ao outro. Quanto mais testes fizer, mais chances terá de ter a flat lay perfeita.

direct

9.  Se inspire

Se você ainda não sabe como começar a tirar suas fotos, busque inspirações e pesquise fotos com temas que mais tem a ver com você. Veja quais cores te agradam, inspire-se nos elementos que compõe as fotos. Não tem problema nenhum em “copiar” ou se basear em alguém que você se identifique.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram 011

10. Paleta de cores

Além do tema, escolher uma paleta de cores para garantir que os objetos combinem entre si é importante. Para isso primeiro escolha uma cor principal para a sua foto e se guie por ela. Pode ser tons pastéis, de azul ou monocromático, por exemplo. A ferramenta Adobe Kuler te ajuda a ver quais cores combinam entre si e te auxilia na composição de cores para a escolha de uma paleta de cores harmoniosa.

8401c5f7b5294ac8a6899185ba58dde2

11- Monte a sua caixinha com objetos

Se você precisa tirar fotos flat lay com frequência, seja por diversão ou por conta de seu trabalho, monte uma caixinha com objetos que te ajudem a dar um toque especial às suas fotos. Coisas que não podem faltar são livros, flores, jóias ou acessórios, um cartão branco, um pedaço de mármore, peças de decoração e enfeites.

Dicas para criar fotos flatlay para o Instagram 012

Você já conhece o Instagram da A.Craft? Faça uma visitinha lá! Você é muito bem vindo!

Conheça o nosso Instagram

Espero muito que tenha gostado das dicas. Até a próxima!

Fonte das imagens: 1, 2, 3, 46, 7910, 11

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta