foi adicionado ao seu carrinho.

Como economizar dinheiro no supermercados: 15 dicas para poupar

Por 31 de maio de 2019Dicas para o dia a dia

Comecei a morar sozinha no começo do ano junto com o meu namorido. Confesso que de todos os desafios de morar sozinho, depois dos boletos,  é claro, a coisa que mais demorei pra me adaptar foi o preparo das refeições. Eu nunca fui muito de cozinhar, mas gosto de me aventurar em coisas novas. Por isso comprava legumes, frutas e verduras nos finais de semana, algumas carnes congeladas e imaginei que as coisas iriam de encaixando sozinhas no improviso. Mas você pode imaginar o resultado disso, né? No final, acabava jogando muita comida fora. As coisas estragavam dentro da geladeira e eu ficava bem chateada por desperdiçar tanto.

Como economizar dinheiro no supermercados: 15 dicas para poupar

Pra resolver isso, passei a seguir algumas práticas ao fazer compras que além de me ajudar a economizar no bolso, também nos ajuda a economizar tempo!

Como economizar dinheiro no supermercados: 16 dicas para poupar

Fiz uma lista com 16 dicas que venho praticando estão me ajudando bastante:

Antes de ir ao supermercado

1. Faça uma lista de tudo que você precisa. Essa dica é primordial pra você não correr o risco de esquecer de alguma coisa e ter que voltar ao supermercado, ou comprar coisas desnecessárias.

2. Não vá ao supermercado de barriga vazia. Numa situação como essa ficamos mais propensos a comprar muito mais do que pretendíamos.

3. Pesquise os preços. Opte por mercados menores de bairro, geralmente eles possuem bons preços.

4. Leve sacolas retornáveis. Além de ajudar o meio ambiente, você economiza alguns centavos com os saquinhos. Se esquecer o saquinho, veja se não há alguma caixa dando sopa pelo supernmercado.

5. Evite levar crianças ao supermercado com você.

Durante as compras

6. Confira a data de validade dos produtos. Geralmente os produtos mais pertos da data de validade ficam na fileira da frente para serem vendidos primeiro.

7. Aproveite as promoções, alguns supermercados oferecem bons descontos em frutas e verduras no meio da semana.

8. Se possível, evite comprar itens em datas comemorativas como ovos de Páscoa e Panetone. O preço deles caem bastante após a data.

9. Veja o que pode ser comprado no atacado. Sabe aqueles produtos que você consome com frequência e tem um prazo de validade longo? Muitas vezes eles são vendidos a bons preços em embalagens tamanho família ou em maior quantidades.

10. Faça o cálculo e veja se o preço é menor em compras no atacado. Já vi muitos produtos em que a opção menor era mais barata que a maior.

11. Evite passear pelos corredores, foque apenas no que você precisa. Se não fizer isso, o tempo vai passar voando e quando menos perceber, terá perdido um tempão no supermercado.

12Nem sempre o mais caro é melhor, ou o mais barato o pior. É super fácil encontrar avaliações de produtos no google ou vídeos de review no youtube.

13. Alguns supermercados possuem uma linha própria de produtos. O custo x benefício x qualidade deles geralmente vale muito a pena se comparado com outras marcas. Vale a pena testar!

14. Não se apegue às marcas: A gente acha que os produtos “de marca” são melhores. Mas isso nem sempre é verdade. Tem muita marca que você consegue substituir numa boa.

Após fazer compras

15. Confira os preços e quantidades na hora de pagar. Antes de sair do mercado, dê uma rápida conferida no cupom fiscal para checar se as quantidades e valores dos produtos adquiridos estão certos.

Espero muito que tenha gostado das dicas! Se você tiver alguma outra dica que pode nos ajudar a economizar dinheiro no supermercados, compartilhe aqui nos comentários! 😉

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta