foi adicionado ao seu carrinho.

Como mudar seus hábitos – livro “O Poder do Hábito”

Por 23 de agosto de 2019Inspire-se

Uma das categorias de livros que mais gosto de ler são aqueles relacionados ao desenvolvimento pessoal. Há algum tempo atrás li um livro chamado “O poder do hábito” do autor Charles Duhigg onde ele explica como os hábitos funcionam e como eles podem ser transformados. Sabe aquele livros que mudam a vida? Posso dizer que esse livro foi um desses.

Como mudar seus hábitos – livro “O Poder do Hábito”

Como mudar seus hábitos – livro “O Poder do Hábito”

Como surgem os hábitos?

O nosso cérebro trabalha de maneira muito eficiente, e pra isso, sempre busca maneiras de poupar esforço. Seria muito trabalhoso adquirir hábitos novos todos os dias. Um hábito é uma escolha que fazemos de maneira intencional, mas que em algum momento paramos de pensar a respeito e passamos a fazer de forma automática, sem precisar pensar muito. Sem os hábitos, nossos cérebros entrariam em pane e ficariam sobrecarregados com as minúcias do dia a dia.

Loop do hábito

O conceito base abordado no livro é que o hábito funciona como se fosse um loop que segue a seguinte sequencia:

1. Gatilho: estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado;

2. Rotina: é a forma de executarmos a deixa para não nos sentirmos decepcionados;

3. Recompensa: informação que ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop para o futuro.

como-mudar-hábitos

Como mudar os hábitos?

O autor mostrou em seu livro um exemplo sobre como ele próprio conseguiu mudar um hábito. Duhigg queria abandonar o hábito de comer biscoitos de chocolate à tarde porque percebeu que estava ganhando uns quilinhos a mais. Para mudar isso, ele precisava entender o que exatamente era o gatilho dessa rotina.

Após vários testes descobriu que na realidade as visitas à cafeteria aconteciam por uma necessidade de socialização e não por fome. “Refiz o hábito e, agora, pelas 15h30, levanto da minha mesa e procuro alguém para conversar por 10 minutos. E não como um cookie há seis meses”.

A prática é um dos segredos para a mudança: “Tarefas que parecem incrivelmente complexas no início, como aprender a tocar violão e falar uma língua estrangeira, podem se tornar muito mais fáceis depois de executadas inúmeras vezes. Maus hábitos, como fumar e beber demais, são superados quando aprendemos novas rotinas e a praticamos incessantemente.”

Hábitos mestres

Um bom exemplo de um hábito mestre é o exercício físico. “Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

Esse aqui é um mini resumo dos pontos que achei mais importantes do livro “O poder do hábito”, mas super recomendo a leitura do livro na íntegra!

Na próxima semana vou te contar como o livro me ajudou a tornar minha rotina às segundas mais leve! Mas até lá, vá pensando sobre os hábitos que você gostaria de mudar em sua rotina e por qual novo hábito eles poderiam ser substituídos.

Abraços e até a próxima!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta