foi adicionado ao seu carrinho.

O que vai ter no seu Bullet Journal em 2017?

Por 27 de dezembro de 2016Organizando tudo!

Olá pessoal, tudo bem? Na semana passada nós conversamos sobre o Bullet Journal e o planner. E eu contei para vocês que eu estou utilizando os dois ao mesmo tempo, usando o planner como uma agenda e o bujo de forma mais livre.

bullet journal 2017

O que tem no meu bullet journal de 2017?

Eu também contei para vocês que tenho um caderno que fica o ano todo dentro da minha capa e é justamente sobre ele e o que tem nele que eu vou conversar com você hoje.

1. Calendário anual 2017

Eu coloco 3 meses por página e deixo um espaço para eu anotar todas as datas importantes. Aniversários, Feriados, datas que tenho que retornar em algum médico, enfim, coisas que acontecem anualmente.

Como o planner da A. Craft é trimestral eu senti a necessidade de ter algum controle anual e por isso decidi criar esse calendário no bullet journal logo de cara.

2. Livros para ler

Eu sou viciada em leitura. Amo ler. Quando eu pego o meu leitor de livros e a minha caneca de café, pode me esquecer. Já cheguei a passar o fim de semana inteiro lendo, sem contato com o mundo! rsrs

Então, ter um lugar para escrever todos os livros que eu ainda quero ler é essencial para mim.

3. Vida nota 10

Essa é como se fosse uma roda da vida onde eu dou notas em cada uma das seguintes áreas:

https://www.instagram.com/p/BGjvOmpuBGQ/?taken-by=maman_kate

Fonte:  maman_kate

  • Família e amigos;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Organização;
  • Estudos;
  • Espiritualidade;
  • Finanças;
  • Carreira;
  • Casamento;
  • Diversão;
  • Doação;
  • Ambiente;
  • Saúde;
  • Alimentação;

Eu normalmente faço uma análise trimestral, mas eu gosto de mantê-las todas no mesmo caderno para poder ter certeza de que as coisas estão indo para o caminho certo.

Essa reflexão me ajuda a ver quais áreas da minha vida estão precisando de mais atenção. Além de dar as notas eu também coloco algumas coisas que posso realizar para que cada uma das áreas melhore.

4. Vida Financeira

Nessa página eu escrevo todos os sonhos que tenho e que precisam de dinheiro para serem realizados e quanto eu já guardei para realização de cada um deles.

Eu também coloco quanto de dinheiro quero guardar no ano para possíveis emergências. Coloco tudo assim, na forma de gráfico assim eu tenho uma melhor visualização de como estão as coisas.

E se você está focada em pagar algumas contas, você pode fazer uma torre com o valor total de contas que você tem que pagar e ir pintando conforme for se livrando delas. Tenho certeza que esse será um estímulo ainda maior para acabar com elas de uma vez por todas.

5. Desafio das 52 semanas

Bem, esse também tem a ver com a vida financeira. Eu estou fazendo aquele desafio de passar 52 semanas (ou um ano) guardando dinheiro. Para quem não conhece, tem mais explicações aqui.

Ao final das 52 semanas, eu separo metade do dinheiro guardado e me dou um presente e a outra metade eu invisto em algum outro sonho.

6. Aprender em 2017

Há quem diga que eu sou um pouco geek, então, para abraçar ainda mais esse meu lado, eu estou sempre tentando aprender coisas novas. E por isso eu tenho uma lista onde vou colocando tudo o que quero aprender naquele ano e o que eu já estou aprendendo.

Na minha lista desse ano com certeza está aprender a desenhar os tais doodles e treinar muito meu lettering.

7. Home

Aqui eu coloco tudo o que tenho que fazer aqui em casa. Aqui entram aquelas tarefas chatas tipo “limpar vidros das janelas” e “limpar em cima do guarda roupa”.

Além disso eu também anoto quando foi feita alguma arrumação ou manutenção, por exemplo, limpeza da caixa d’água ou quando tive que chamar algum profissional para arrumar alguma coisa.

8. Carro e moto

Aqui é praticamente a mesma coisa da casa. Anoto quando o carro e a moto foram para o mecânico, o que foi trocado, quanto tempo de garantia eu tenho, etc. Já anoto também quando tenho que fazer mais alguma coisa com eles.

9. Tarefas anuais, semestrais, mensais, semanais e diárias

Aqui eu coloco tudo o que tenho que fazer em cada um desses tempos. Por exemplo na lista de tarefas anuais entra o imposto de renda, pagar o IPTU, IPVA, na lista dos semestrais o agendamento de exames de rotina, nos mensais o pagamento de contas e fatura do cartão. Na lista semanal eu incluo os compromissos, reuniões e na lista de tarefas diárias entra checar todas as minhas redes sociais.

10. Objetivos 2017

Aqui é onde eu vou colocar todos os objetivos que eu quero alcançar até o fim do ano. Eu tenho um outro caderno onde vou anotando meus sonhos e coisas que eu quero realizar. Se surgiu a ideia, eu anoto lá, sem pensar se ela é boa ou não, viável ou não.

Então todo ano eu abro o caderninho dos sonhos e vejo o que eu vou realizar no ano seguinte. Anoto também o que quero continuar fazendo e tudo o que estou esperando desse ano novinho que está chegando.

11. Metas mês a mês

A partir de então o caderno vai sendo preenchido mês a mês. Olho para as minhas metas do ano e seleciono o que eu preciso realizar naquele mês. Eu também dou uma olhada na minha vida nota 10 para saber quais áreas da minha vida vou dar mais atenção nesse mês. As metas semanais são colocadas no outro caderno, que eu falei no texto anterior.

Fonte: Boho Berry

Fonte: Boho Berry

12. Tracker mês a mês

Além das metas tem algumas coisas que eu gostaria de tornar hábito e que eu gosto de ficar de olho para ter certeza de que estou realmente cumprindo.

Sabe aquela história de que “esse ano eu vou emagrecer?” que tal converter isso no hábito de não comer doce ou não comer frituras e porcarias? Então, você pode escrever no seu tracker “comer saudável” e ir marcando quais dias você realmente cumpriu com isso.

Eu normalmente olho quais dias eu tomei ao menos 8 copos de água, quais dias eu fiz algum tipo de exercício físico, quais dias acordei cedo e vou acrescentando conforme as ideias vão surgindo e eu vou sentindo a necessidade de incorporar novos hábitos na minha rotina.

Mas vale lembrar que não adianta só anotar. No fim de cada mês eu dou uma olhadinha para ver como andam as coisas e se eu não estou cumprindo com algum hábito eu me questiono o quanto aquilo é importante para mim e quais os motivos de eu estar sabotando-o.

Ufa, acho que esse foi um dos textos mais longos que eu já escrevi, mas está bem detalhado como eu organizo o meu inicio de ano para garantir que quando chegar em dezembro eu estarei com a sensação de dever cumprido! Espero que vocês gostem e qualquer dúvida é só deixar um comentário!

Se você quiser colocar ainda mais coisas no seu bullet journal, que tal dar uma olhada nesse texto aqui onde te damos várias dicas de listas para os eu bujo?

Autor Alana Dizioli

Mais posts por Alana Dizioli

Participe da discussão 9 Comentários

  • Patrícia Santos disse:

    Olá! Adorei seu post, muito inspirador! Apenas senti falta de mais algumas fotos, para termos de referência. Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Bjoss

    • Alana Dizioli disse:

      Oi Patricia! Eu faço o meu bullet de forma bem simples e ainda não consigo fazer aquele monte de letras bonitas que vemos nos bullet journals por aí, então acabo nem fotografando o meu e pego as referências na internet mesmo! A maioria lá no pinterest! Mas o próximo vou colocar mais fotos, pode deixar! 😉

  • Cristiane Mancini disse:

    Adorei a ideia, vou tentar adotar para 2017! Mas também senti falta de mais fotos para ter referência…

    • Alana Dizioli disse:

      Oi Cristiane! Tente sim, acho que você vai gostar! Nos meus primeiros testes eu acabava criando algumas páginas e coleções que eu não utilizava muito, mas serve de aprendizado para os próximos, não é? rsrs
      Pode deixar que nos próximos colocarei mais fotos!

  • Francielly disse:

    Olá, gostei muito. Seria bem legal um vídeo tutorial ensinando a fazer, todos os que encontro são em inglês, e não sou muito boa sabe kkk. Obrigado!

  • Michelle disse:

    O que coloquei no meu Bullet Journal 2017 por enquanto:

    Balanço de 2016 (metas atingidas e não atingidas, o que melhorar, o que esquecer)
    Bem vindo 2017
    Objetivos/Metas 2017
    Tracker de perda de peso (mensal)
    Calendário 2017
    Calendário Janeiro/2017
    Diário de Gratidão

    Tracker com:
    Remédios/Vitaminas
    Motivação
    Ler (algumas páginas de um livro)
    Atividade Física
    Mais escada, menos elevador
    Mais tempo/comunicação com a família
    Meditação / TFT
    Praticar Guitarra
    Alimentação Moderada?

    Tracker de Água (diário)

    Por enquanto isso. Além claro das tarefas, eventos e outros do dia-a-dia.

    Meu bujo é totalmente decorado, desenhado, e etc. Também não sei escrever com caligrafia artística, mas vejo os modelos no Pinterest e imito as letras. Até que não fica ruim… rs

    Também tenho o Pinterest e busco lá minhas inspirações.

    O pessoal acima tem razão… quanto mais foto, melhor! rs

    • Alana Dizioli disse:

      Que legal Michelle! Adorei as coisas que você colocou! Eu até tento decorar o meu, estou melhorando rsrs.
      Depois posta alguma foto do seu lá no instagram e marca a gente! :)

  • lethy disse:

    Amando as dicas que estão sendo dadas aqui. Tem ajudado~me bastante no planejamento deste ano. Obrigada

Deixe uma resposta