foi adicionado ao seu carrinho.

Organização para desorganizados – como organizar documentos importantes

Por 7 de abril de 2014Dicas para o dia a dia

Você é uma pessoa desorganizada? Já tentou se organizar diversas vezes e até começa bem, mas quando percebe já está tudo bagunçado de novo?

desorganização

Acho que tenho uma solução para organizar, pelo menos, os documentos importantes que devem ser “arquivados” por um bom tempo, como contas pagas, contratos assinados, demonstrativos de pagamento da empresa, e qualquer outro documento que você apenas precisa deixar guardado em caso de alguma eventualidade.

Se você não pode lutar contra sua desorganização, junte-se a ela!

Mas como assim? O post não era sobre organizar as coisas?

Doubtful 3D man

Calma. Já explico. Mas me deixa contar uma coisa antes disso.

Eu estava assistindo TV com a Liana um dia desses, e vi um daqueles programas sobre organização. Onde a apresentadora ia até a casa de uma pessoa desorganizada e dava dicas de como se organizar e a ajudava a organizar tudo. Momentaneamente solucionava o problema de organização. Digo momentaneamente porque aquilo, na minha opinião, não funciona. A pessoa é desorganizada por natureza! Não é de um dia para outro que ela vai mudar seus hábitos. Tenho certeza de que a bagunça vai voltar depois de 1 ou 2 anos, ou até menos, dependendo da pessoa.

O problema de muitas das soluções dadas para as pessoas desorganizadas, é justamente que essas soluções não se aplicam a pessoas desorganizadas!

Bom, voltando ao que eu falava sobre se juntar à desorganização, aqui vai a dica. Que funciona muito bem para mim, aliás.

O que você pode fazer, é reservar uma “gaveta da bagunça para documentos importantes”. Nessa gaveta nada é organizado por tipo de conta, ou por tipo de documento, muito menos por data. Simplesmente jogue tudo lá durante o ano inteiro. Porém, você deve seguir duas regras fundamentais:

  1. Só jogue documentos importantes. Nada de jogar qualquer coisa. Certifique-se de que lá dentro só estão sendo colocadas coisas importantes.
  2. No final do ano coloque todo o conteúdo da gaveta em uma pasta de plástico grande (daquelas escolares) com a data do ano que você juntou tudo.

mesa limpa

A ideia é que não vale a pena gastar tempo organizando documentos que provavelmente nunca serão necessários novamente. Seguindo essa dica, você terá certeza de que o documento está lá na pasta. Basta procurar, se algum dia precisar dele.

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Luiz Ikeda

Mais posts por Luiz Ikeda

Participe da discussão 4 Comentários

Deixe uma resposta