was successfully added to your cart.

Organizar o planner com cores: Colorcode

Por 28 de março de 2017Organizando tudo!

Olá! No post de hoje vou compartilhar uma dica que vi em várias fotos garimpadas no Pinterest, mas que fez uma diferença enorme na organização das minhas atividades: como organizar o planner com cores.

Como foi a sua última semana? Achou que ela foi tão produtiva e organizada quanto gostaria? Eu sei que tem dias que nosso pique está nas alturas e temos certeza de que daremos conta de tudo e mais um pouco. Já outros em que a lista de coisas a fazer parece que foi feita por outra pessoa e não você. Como alguém um dia pensou que conseguiria dar conta de tudo isso em um dia só?

Planejar atividades e metas parece fácil, e até é na verdade. O difícil mesmo é fazer tudo que você planejou e manter sua motivação durante a semana. A metodologia Colorcode, que vai te ajudar a decorar e organizar o planner com cores, além de dar um up na sua motivação.

Como organizar o planner com cores

Organizar o planner com cores: Colorcode
Mas como a forma de preencher o planner pode me ajudar a me motivar? É bem simples! Sempre tem aquelas atividades mais desafiadoras durante a semana, né? E ao realizá-las, sabemos o quão vamos nos sentir bem e realizados. Pode ser a apresentação de um projeto para o seu chefe, montar a apresentação do TCC, começar um regime, preparar o material para uma palestra, etc. Geralmente tendemos a adiar as coisas mais desafiadoras. Mas isso é da nossa própria natureza do ser humano. O nosso corpo às vezes nos sabota porque sabe que aquela não é uma situação confortável. E ele faz de um tudo pra adiar isso.

Então pra evitar que isso aconteça, o primeiro passo é identificar aquelas atividades que são importantes. Que vão lhe trazer muitos benefícios, farão você se sentir realizado quando terminar e te trará crescimento pessoal e profissional. Mas que por algum motivo você vêm adiando à algum tempo.

Escreva elas com uma cor que te chame a atenção. Assim vai ficar mais difícil de você adiar aquela atividade por mais uma semana. E ao lado deixe anotado o benefício que aquilo irá te trazer. Por exemplo, estudar a matéria para a prova do mês que vem. É comum deixarmos pra estudar em cima da hora e virar a noite pra dar tempo de estudar para a prova. Programe seus estudos com antecedência e como benefício, você pode escrever “fazer a prova de matemática, por exemplo, com confiança e garantir uma boa nota”.

Veja também:

+ Como decorar o planner em menos de 5 minutos

+ 12 Perfis de instagram de planner que você precisa conhecer

Acho que só o fato de destacar essas atividades no seu planner, bullet journal ou agenda, você vai ter um aumento significativo da sua motivação. Mas caso queira também, você pode aplicar a metodologia de colorcode de outras 3 maneiras.

1. Organizar atividades no planner por categoria

Se você está envolvido em várias atividades diferentes, esta pode ser uma ótima maneira de manter o controle do que está acontecendo na sua semana. Primeiro separe suas atividades em categorias, por exemplo: escola, trabalho, igreja, família, pessoal, casa, etc. Em seguida defina uma cor pra cada categoria. Você pode usar canetas, lápis coloridos, canetas marca texto, adesivos e até washi tapes para marcar as cores no seu planner. Veja qual a forma mais te agrada e que fica melhor visualmente.

Organizar o planner com cores: Colorcode 2

Fonte: eslamoda

2. Organizar atividades no planner por prioridade

Como mencionei lá em cima, essa é a minha forma preferida de organizar o planner. Para que esse método funcione, é importante manter sua lista de tarefas sempre à mão para consultar durante o dia. Por isso, reserve um lugar na sua mesa, de forma que ele fique sempre à mão para você consultar várias vezes ao dia e checar se você está fazendo o que realmente havia planejado.

Primeiro faça a sua lista de tarefas e inclua seus compromissos. Em seguida grife, ou destaque de alguma forma todas aquelas que forem importantes em uma ordem de cores. Por exemplo, àquela que tem prioridade alta você grifa de rosa, prioridade média pinta de amarelo e as com prioridade baixa, de verde.

Essa é uma forma de identificar as atividades que precisam de foco na semana. Além disso, fica mais fácil para organizar as suas atividades no planner, porque você automaticamente irá evitar acumular as atividades com alta prioridade em um dia só para não sobrecarregar a sua agenda. E caso isso seja inevitável, não esqueça de incluir alguma atividade relaxante ou revigorante para recarregar as suas baterias.

3. Organizar atividades no planner por tempo

Outra forma de você usar cores para se organizar, é pelo tempo de duração de cada atividade. Você pode criar uma lista com todas as atividade que pretende fazer na semana e classificá-las de acordo com o tempo de duração de cada uma delas.

Por exemplo, você usar a cor rosa para identificar as atividades que vão demorar 3 ou mais horas de trabalho, usar a cor amarela para aquelas que levam até 2 horas pra serem concluídas e verde aquelas que você consegue fazer em até 1 horas. A vantagem desse método é semelhante ao anterior, você conseguirá balancear as atividades de acordo com o tempo que tem disponível durante o dia.

Desafio da semana

Independente da forma que você escolher para se planejar, o importante é não deixar aquele friozinho na barriga te impedir de fazer aquela coisa que você sabe que precisa fazer pra ontem! Pra que esse post não fique só na “teoria”, vou propor um desafio pra você! Quando tiver um tempinho hoje (tem que ser hoje pra não correr o risco de você adiar ok?), pense em uma coisa que você sabe que te traria um benefício muito grande, mas tá difícil colocar em prática.

Em seguida faça uma lista de coisas que precisa fazer pra realizar isso que deseja. Programe as atividades no seu planner, bullet journal, agenda ou o que tiver à mão. E escolha uma forma de destacar essas atividades. Ah, não esqueça de escrever o benefício do lado, isso é importante!

Tire uma foto e poste no Instagram com a hashtag #desafiocolorcode par eu ver. E se você quiser, volta aqui e me conta como foi a sua experiência! 😉

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta