Existem vários jeitos de se organizar, seja fazendo listinhas, colando folhas adesivas no computador e até usando o bloco de notas! Dessa vez trouxemos uma maneira diferente e prática de anotar suas tarefas e afazeres, de modo que consiga ver quais são seus dias livres e quais aqueles que você está atarefada até o pescoço!
Gostou da ideia? É só continuar aqui no post.

Organização mensal com legendas!!

Passo a passo:

Vamos dividir o passo a passo em 3 etapas, para que fique mais fácil de acompanhar. A primeira consiste em criar as legendas, a segunda etapa colocaremos nossos afazeres e atividades no calendário semanal do bloco e a terceira e última etapa, adicionamos os ícones das atividades listadas no calendário mensal.

Etapa 1:

Para adicionar as legendas, usamos a primeira folha do mini bloco não datado para isso, como é uma folha pontilhada permite que criemos textos e tópicos antes de começarmos de fato o mês com as anotações. Primeiro escrevemos o título “Legendas” em uma folha sulfite com a caneta marca texto Stabilo Boss rosa e contornamos algumas partes das letras com a caneta nanquim Uni Pin 0.05 mm preta. Recortamos a folha de forma irregular (com as mãos mesmo) e usamos a cola Quickie Glue para colar a folha sulfite em um pedaço de papel kraft um pouco maior.

Listamos as categorias (tarefa, nota, urgente, importante, etc), áreas (pessoal, trabalho, namoro, etc) e status (feito, cancelado, remarcado, etc) que mais são frequentes no seu dia a dia.
Escrevemos o subtítulo “categorias”, “status” e “áreas” com a caneta nanquim Uni Pin 0.3 mm preta, listamos os itens com a caneta nanquim Uni Pin 0.05 mm preta e identificamos as áreas com cores diferentes, usando as canetas marca texto Stabilo Boss pêssego, amarelo e verde.
Veja abaixo uma imagem de exemplo da legenda de cada ícone com sua respectiva definição.
Para o post

Etapa 2:

Preencha os dias da semana com suas atividades e adicione a legenda!
Para fazer isso, é só linkar as coisas, por exemplo, “Relatórios Cecília” é uma tarefa do trabalho, então é só colocar (na frente da frase) o símbolo e cor correspondente, no nosso caso foi um círculo de cor laranja! Caso tenha sofrido alguma alteração (cancelado ou remarcado, por exemplo) é só acrescentar o símbolo relacionado ao status ao lado da frase.

Etapa 3:

Aqui você vai colocar a legenda nas datas respectivas. Por exemplo, a tarefa “Relatórios Cecília” é representada pelo círculo laranja, e tal tarefa deve ser feita dia 20/02, então nessa data você desenha um círculo laranja. Caso tenha sofrido alguma alteração (cancelado ou remarcado, por exemplo) é só acrescentar o símbolo relacionado ao ao lado da frase.
Depois de tudo preenchido conseguimos ver quais datas estamos mais atarefadas e quais não temos tantos compromissos! Assim fica bem mais fácil de marcar novos afazeres e se organizar melhor no mês :)

Como decoração escolhemos algumas ilustrações do Vitor Martins (@vitormrtns) para enfeitar a parte do calendário semanal. Também fizemos alguns desenhos com a caneta nanquim Uni Pin 0.3 mm preta e com a  caneta nanquim Uni Pin 0.05 mm preta ao lado do calendário mensal!

Espero que tenham gostado do nosso tutorial e que se divirtam bastante enquanto se organizam!!

Até logo :)

 

Deixe uma resposta