foi adicionado ao seu carrinho.

Brush Lettering – Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar

A primeira vez que eu vi aqueles bullet jounal com palavras todas decoradas com uma escritas maravilhosa, parecendo  feitas por um calígrafo, corri para tentar fazer também. Tenho que confessar que, às vezes, minha ansiedade me mata rs! Eu peguei uma caneta qualquer e tentei copiar, e claro, não funcionou. O primeiro erro básico que percebi foi não usar um material adequado para desenhar a letra, no estilo brush lettering, como a que eu tinha visto. A partir daí, resolvi ir com calma, pois se o material influencia para conseguir desenhar as letras daquele jeito, acredito que existam muitos outros truques que também me ajudarão a desenvolver a técnica. Então fui pesquisar na internet e em livros, e descobri uma infinidade de dicas que me ajudaram muito.

E é isso que gostaria de compartilhar com você.

Dica 01 – O nome da técnica

Eu sabia que as pessoas chamavam de essa palavras decoradas lettering, então fui pesquisar como fazer. Acabei descobrindo que existem vários tipos de lettering. A que eu queria fazer era aquela com letras com variação de expessura, sabe? E ela tinha um nome específico, brush lettering. A partir daí, a busca por informação foi muito mais assertiva.

01_refs.brush

imagem: studykouffee

Dica 02 – A caneta

Comecei pesquisando sobre o material. Para essa técnica usamos uma caneta especifica, que é a caneta tipo pincel ou brush pen, termo em inglês.  Elas têm a ponta flexível, de feltro ou sintético em formato de cone, como um pincel. O comprimento pode variar.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 2

Você poderá encontrar essas canetas aqui.

Essas canetas têm a ponta em feltro, flexibilidade e comprimento médio, ótimas para quem está começando, pois são mais fáceis de controlar.

Você pode fazer a técnica com pincel e tinta, desde que esse pincel tenha a ponta com formato de cone também. Mas aconselho começar com as canetas pois é mais fácil controlar. Além disso, não precisa ficar colocando tinta e não precisa usar folhas muito grossa para a tinta não ultrapassá-la, uma folha 90g/m² é o suficiente.

Dica 03 – Termos técnicos da letra e linhas guia

Na técnica do brush lettering é importante conhecer algumas partes da estrutura da letra para conseguir analisar a escrita e deixar o desenho das letras todo padronizado, formando uma “família”. E se quiser quebrar esse padrão, você saiba onde e quando aplicar as variações no desenho de cada letra e ainda ficar um desenho de letra bonito e harmônico.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 3

Acompanhe na imagem os termos listados abaixo:

ALGUNS ELEMENTOS DA ANATOMIA DAS LETRAS:

  • Ascendente: parte da letra fica abaixo da linha base
  • Descendente: parte da letra fica abaixo da linha base
  • Altura X: altura que vai da linha base até a linha média das letras minúsculas
  • Olho: é o espaço em branco, que se forma por uma letra totalmente fechada, como a letra “O”, por exemplo.
  • Loop: curvas tipo espiral que podemos fazer em algumas partes das letra

LINHA GUIA:

  • Linha base: é a linha onde a base das letras encostam, sem incluir suas partes descendentes
  • Linha média: é a linha onde o topo das letras encostam, sem incluir suas partes ascendentes
  • Linha ascendente: é a linha onde o topo das ascendentes das letras encostam. Em geral a altura entre a linha média e a linha ascendente é igual à altura X. Mas podemos mudar essa medida para criar desenhos de letras diferentes
  • Linha descendente: é a linha onde base das descendentes das letras encostam. Em geral a altura entre a linha base e a linha ascendente é igual à altura X. Mas podemos mudar essa medida para criar desenhos de letras diferentes

Use um caderno com um grid, como o quadriculado ou o pontilhado facilita para criar linhas e manter um padrão de altura e largura das letras.

Dica 04 – Segurando a brush pen

Outro detalhe me ajudou bastante foi segurar a caneta próxima à ponta. Consegui mais firmeza e segurança ao escrever e tente deitá-la em uma angulação de 45º do papel. Isso me ajudou a fazer os traços grossos e finos com mais facilidade. De qualquer forma, tente segurar de jeitos diferentes. O ideal é você encontrar o jeito mais confortável para fazer seus letterings.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 4

Dica 05 – Controlando a pressão com a caneta

O que caracteriza o brush lettering são as variações de espessura ao escrever cada letra. Conseguimos isso com a pressão que aplicamos ao subir e ao descer cada traço que fazemos. Basicamente quando sobe o traço é fino e quando desce o traço é grosso, como mostra na imagem seguinte.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 5

Agora chegou a hora da parte mais legal, por a mão na massa. Uhuuu!

Abaixo disponibilizei uma folha em tamanho A4 com algumas formas básicas, traços retos, curvas, círculo, ondas, e loops para você treinar o brush lettering e conseguir controlar os traços grossos e finos quando estiver escrevendo.

Treinamento com freebie 1 – Formas básicas

Esse treinamento é muito bom para você se acostumar a controlar a pressão para fazer o traçado fino e grosso, pois são formas bem simples e mais fáceis para reproduzir. Com muito treino você se acostuma, mas tem que persistir.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 6

Baixar printable grátis - treinamento 1

Treinamento com freebie 2 – Alfabeto minúsculo

Quando sentir que já estiver familiarizado com a pressão que deve aplicar em todas essas formas básicas, você pode começar a desenhar as letras do alfabeto. Treine letra por letra, acompanhe os números indicados no exemplo, eles são a sua orientação para a construção da letra, não tenha pressa, faça uma etapa por vez, sempre trabalhando o traço fino para baixo e o traço grosso para cima.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 7

Baixar printable grátis - treinamento 2

Dica 06 – Compondo palavras com brush lettering

Você deve estar pensando: “Ok, já treinei bem as letras, mas quero compor palavras logo.” Então chegou o momento e também há uma dica bem legal para isso.

Faça o seguinte, desenhe uma letra por vez e, para juntar uma letra com a outra, basta sobrepor o início da letra seguinte com o final da letra anterior, como na imagem abaixo. Escreva com calma, é difícil acertar de primeira. Mas, aos poucos da pra ir corrigindo os locais que errou e ir melhorando. Você vai ver que com treino a escrita ficará natural e mais rápida.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 8

Treinamento com freebie 3  – Compondo algumas palavras

Separei algumas poucas palavras para treinar a junção das letras. Faça pausas a cada letra que desenhar, não tenha pressa e tente lembrar do treino 2, que desenhou o alfabeto minúsculo. Tente manter um padrão de largura e altura das letras.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 9

Baixar printable grátis - treinamento 2

Dica 07 – Melhorando o desenho da letra

  • 7.1 Mantenha a mesma inclinação da letra

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 10

  • 7.2 Tente padronizar a abertura dos elementos similares das letras, por exemplo, todos os olhos iguais, todos os loops iguais e assim por diante.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 10

  • 7.3 Corrija o traçado mais grosso, sobreponha uma segunda pincelada para corrigir o traço que não ficou grosso como deveria.

Brush Lettering - Dicas de como fazer e freebie grátis para treinar 10

Espero que gostem dessas dica e treinem bastante, a cada treino a gente melhora e se apaixona cada vez mais pela técnica.

Comentem abaixo o que acharam do post e como estão se saindo.

Beijos!

Participe da discussão 14 Comentários

Deixe uma resposta