foi adicionado ao seu carrinho.

Bullet journal para estudantes: como organizar o seu

Por 21 de fevereiro de 2017Organizando tudo!

Olá, tudo bem? As suas aulas já começaram? Como você tem se organizado? Eu sei bem que no começo de ano tudo parece ir as mil maravilhas, estamos empolgados e esperando que o ano será maravilhoso! E você já prometeu a si mesmo que não vai fazer como no ano passado e deixar tudo para ultima hora!

Esse ano será diferente! Você vai começar os trabalho antes do prazo (bem antes e não na noite anterior a data de entrega). E vai estudar para as provas com antecedência, para não ficar maluco na noite anterior.

Bullet-journal-para-estudantes-como-estudar-4

Dicas de organização de bullet journal para estudantes

E para te ajudar a se organizar para escola ou para faculdade, traremos algumas dicas de bullet journal para estudantes para você se organizar mais facilmente.

#1 – Comece com um planejamento do semestre

A primeira coisa que você tem que ter em mente é como será o seu semestre. Quais matérias você vai estudar, quando cada uma se inicia e as datas importantes de cada uma dessas disciplinas como por exemplo provas e datas de trabalhos.

Se você ainda não souber as datas específicas, vale anotar a semana de provas no calendário, para você já ir se programando.

 

#2 – Bibliografia das disciplinas

Agora é hora de você anotar todos aqueles livros e artigos científicos que foram sugeridos pelo professor. Você pode usar uma página para cada disciplina ou uma página única para anotar todas as bibliografias do semestre.

#3 – Cuidado com as datas e prazos

Apesar de você já ter anotado todas as datas importantes do semestre, alguns professores acabam pedindo alguns trabalhos e pesquisas extras, além de tarefas e outras coisas que você precisa executar. Então sempre anote essas datas.

Uma boa dica é fazer um lembrete no seu calendário do seu bullet journal 2 ou 3 semanas antes da entrega da data do trabalho, para te ajudar a lembrar que o prazo final está chegando. Assim você não corre o risco de perder a data.

#4 – Não deixe o conteúdo acumular

Revise as matérias da aula que teve no dia ou no dia seguinte. Isso irá te ajudar a fixar melhor o conteúdo. Imagine que você estudou matemática e inglês. Nesse caso, amanhã você terá a missão de revisar essas duas disciplinas. Lembre-se que mais importante ainda do que revisar o conteúdo, é saber identificar os principais pontos e reforçar o seu conhecimento com a resolução de questões.

 

#5 – Crie um método de estudos

Quando não temos um método para estudar, corremos o risco de perder muito tempo e energia, e não conseguir absorver o conteúdo estudado. É melhor 1 hora de estudo bem aproveitado do que 3 horas de estudo sem concentração e foco. Procure estudar sempre em um horário específico, em um ambiente calmo sem distrações e com todos os materiais que você precisa.

Faça vários testes até identificar quais são as melhores formas pra você absorver o conteúdo. Você pode tentar ler em voz alta, fazer resumos à mão, fazer tópicos dos pontos mais importantes ou criar cartões com perguntas e respostas pra deixar o estudo mais dinâmico e desafiador.

#6 – Definindo metas

A maioria dos cursos vão muito além de tarefas e provas. Existem algumas matérias que você percebe logo de cara que vai ter que se esforçar mais para conseguir uma boa nota.

Bullet-journal-para-estudantes-como-estudar-1

Fonte: @focusign

A dica é definir algumas metas e já fazer um planejamento de como você vai cumpri-las. Por exemplo:

– Meta: tirar 10 na matéria X.

– Plano de ação: estudar todas as terças e quintas das 18h às 19h.

Não se esqueça de colocar os dias e horários em que você irá executar a ação!

Agora que você já tem tudo planejado, basta começar a agir e ter um semestre tranquilo e cheio de notas boas!

Imagem de capa: @wonderfelle

Autor Alana Dizioli

Mais posts por Alana Dizioli

Participe da discussão 2 Comentários

Deixe uma resposta