foi adicionado ao seu carrinho.

Como aliviar a ansiedade com o planner

Por 28 de novembro de 2017Organizando tudo!

Utilizar um planner no seu dia-a-dia pode ser uma grande ferramenta contra a ansiedade. O medo e a tensão por algo que ainda não aconteceu são alguns dos principais gatilhos que levam uma pessoa a se sentir ansiosa. Em casos mais sérios, pode ocorrer o Transtorno de Ansiedade, quando a pessoa pode ter até crises ansiosas, com uma série de sintomas, como aperto no peito e na garganta, coração acelerado, dificuldade de respirar. É sempre bom contar com ajuda de um profissional se este for o seu caso.

Como aliviar a ansiedade com o planner

planner agenda (2)

De todo modo, a organização pode trazer paz à mente de uma pessoa ansiosa: ao transferir para o papel coisas que ela precisa fazer, compromissos, remédios que toma, monitorar hábitos, ela consegue se concentrar, desligar-se do mundo ao redor ao focar naquele momento (quase como um momento de mindfulness), esvaziando a mente para poder ocupar-se com o que é realmente importante.

Coloque tudo em perspectiva

Pensar demais sobre o que precisa ser feito pode ser um fator de ansiedade. Ao fazer listas de tarefas no seu planner, você consegue visualizar todas as tarefas e compromissos que tem pela frente, eliminando a sensação de sobrecarga. O passo seguinte, que é distribuir essas tarefas ao longo da sua semana, faz com que o foco volte para o presente e você consiga viver um dia de cada vez, realizando uma tarefa por mês.

Livre-se da sensação de culpa

direct

Utilizar um planner para controlar a ansiedade é útil para que você perceba que não precisa fazer tudo de uma vez, nem atropeladamente, nem sentir culpa por estar no seu ritmo. Sabendo exatamente o que você precisa fazer e quando, é possível se preocupar com aquela tarefa ou compromisso quando o dia chegar, sem sofrer por antecipação. Se for uma tarefa que exija vários passos, pergunte-se o que você pode fazer agora. Anote isso no planner, faça e resolva um problema por vez.

Um planner para você

Por mais que a gente veja páginas lindas de planners na internet, tenha em mente que seu planner precisa ser bonito para você. Ele é o seu diário, a sua ferramenta pessoal, e ninguém mais além de você precisa ver o que você escreve. Então, ponha no papel tudo o que precisa sair da sua cabeça, e preocupe-se com a caligrafia em outro momento. Use a decoração, o lettering e outros complementos como um meio de distrair sua mente e para sua diversão, acima de tudo. O que importa é que seu planner seja a sua cara, e será bonito do jeitinho que você deixar.

Momentos de relaxamento

direct (1)

Escrever no seu planner pode ser um momento gostoso do dia ou da semana. Use os materiais que você tem, conforme sua vontade mandar. Monitore seus hábitos, anote quanta água bebeu, os exercícios físicos, a alimentação… O planner é, além de um meio de organização, um espaço onde você pode conhecer melhor seu corpo. Monitore seu humor: como você se sentiu naquele dia? Que coisas aconteceram? Você pode também separar uma parte do seu planner, adicionar um bloco ou folhas que funcionem como um diário, colocando todas as suas sensações no papel.

Pode ser um meio de descobrir o que exatamente está levando você a sentir ansiedade.

Além disso, o hábito de escrever à mão ajuda a fixar conceitos, a registrar momentos da sua vida e é uma tremenda ferramenta de higiene mental. Seu bem-estar agradece!

Mais do que um simples hobby, manter um planner escrito à mão pode ser um grande aliado na hora de controlar sua ansiedade, ao invés de descontar suas sensações em alimentos, bebidas ou outros hábitos que podem ser não muito saudáveis. Procure ajuda médica se necessário e inclua em sua rotina atitudes que irão promover sua qualidade de vida. Você vale a pena e é o maior investimento que pode fazer!

Imagens: 1, 2, 3

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão Um Comentário

Deixe uma resposta