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Como começar um novo hábito

Por 3 de janeiro de 2017Organizando tudo!

Olá, tudo bem? Hoje é a primeira terça feira do ano e o que acontece normalmente é que estamos cheios de garra e determinação. Acreditamos que vamos dominar o mundo nos próximos 12 meses e que vamos finalmente realizar todas aquelas metas de ano novo. Mas dependendo de quantas listas de resoluções de ano novo você já fez, você já deve ter percebido que na verdade as coisas não funcionam bem assim. Manter um hábito e se manter focado durante todo o ano é bem difícil!

Então, para te ajudar a ficar focado desde a primeira semana do ano, aumentar consideravelmente suas chances de realizar tudo o que você quer e finalmente implementar hábitos saudáveis na sua vida, eu separei algumas dicas de como começar um novo hábito!

21 dias para começar um novo hábito

Quanto tempo você precisa para que um hábito realmente se torne um hábito? Se você não sabe, vou te contar. Para que algo passe a ser considerado um hábito, precisa ser algo que você faz sem pensar, meio que de forma automática.

Tem que ser algo que você não precisa nem de esforço nem de determinação para que aconteça, ele simplesmente acontece. Isso é bem comum com os horários das nossas refeições. Normalmente sentimos fome quase que no mesmo horário todos os dias. Isso porque se alimentar naquele horário já se tornou um hábito.

Como começar um novo hábito

Fonte: scrapbi

Se você acorda todos os dias no mesmo horário, provavelmente já notou que mesmo nos fins de semana ou nas férias você demora um tempo até conseguir dormir até mais tarde, já que acordar naquele horário se tornou um hábito.

Então imagine algo que para você seja muito difícil, como por exemplo fazer exercícios todos os dias. Imagine se isso se tornar um hábito? Sua vida seria muito mais fácil, já que todos os dias você se trocaria e iria para sua academia sem ter que ficar brigando com você mesmo.

E é por isso que os hábitos facilitam tanto a sua vida! Mas…. quanto tempo demora para que uma ação se torne definitivamente um hábito?

Alguns estudos dizem que nós precisamos de 21 dias para que um hábito realmente se torne um hábito. Outros estudos sugerem 66 dias. Um estudo feito por um psicólogo chamado Jeremy Dean mostrou que na verdade o tempo que algo demora para se tornar um hábito tem muita relação com a dificuldade daquela ação.

Por exemplo pessoas que queriam ter o hábito de tomar um copo de água após o café da manhã adquiriram esse hábito em 21 dias. Já quem estava querendo praticar exercícios físicos demorou cerca de 84 dias para tornar um hábito. Sendo assim o segredo é não desanimar! Continue com constância até que se torne um hábito.

Dicas para começar novos hábitos

Para te ajudar um pouquinho mais, vou te dar algumas dicas que coletei pela internet a fora de como iniciar um novo hábito.

#1 – Descubra o porquê

Não adianta muito você resolver que quer praticar exercícios físicos. Se você não sente prazer em se exercitar você vai precisar de alguns motivos para argumentar com si mesmo antes de desistir.

Uma boa tática é ter anotado no seu planner os seus motivos. Por exemplo:

Hábito: Praticar exercícios físicos todos os dias.

Motivação: Eu estou com meu colesterol e triglicérides altos e preciso melhorar isso. Melhorando minha saúde vou me sentir melhor e mais motivado para brincar com meus filhos.

Para que a motivação funcione, você tem que relacionar isso a algo que seja realmente muito importante para você. Por mais que a gente se preocupe com a nossa saúde, muitas vezes isso não é o suficiente para iniciar um novo hábito.

#2 – Regra dos 5 minutos

Toda vez que eu preciso muito fazer algo mas não quero eu uso a regra dos 5 minutos. Eu digo para mim: tudo bem, então vou fazer isso por apenas 5 minutos. O que acontece normalmente é que eu acabo terminando o que comecei mesmo depois dos 5 minutos terem acabado.

Essa técnica é bem útil para criar hábitos também. Se a meta é se exercitar e você estiver morrendo de preguiça e dando milhares de desculpas, pense: “vou me exercitar por apenas 5 minutos“. E se depois dos 5 minutos você quiser parar, tudo bem, pelo menos você fez por 5 minutos.

A pior parte é sempre começar. Parece que depois que damos o primeiro passo as coisas ficam mais fáceis então se estiver muito difícil, tente por apenas 5 minutos.

#3- Associe o novo habito a um velho hábito

Se você quer manter sua casa organizada, em vez de pensar “todos os dias eu vou limpar minha casa”, pense: “assim que eu chegar do trabalho vou trocar de roupa e limpar a casa”. Assim você já tem um “gatilho” que é o chegar em casa e trocar de roupa. Com isso seu cérebro consegue assimilar mais rapidamente o que tem que ser feito e a ação se torna um hábito com mais facilidade.

Mas é muito importante que você escolha um momento que realmente seja adequado, para não ficar fazendo aquilo em horários diferentes. Se você se propôs a fazer logo que chegar em casa ou logo que acordar, simplesmente faça, sem desculpas.

#4 – Continue

Pode ser que você falhe. Coisas acontecem e as vezes acabamos nos perdendo e deixamos o hábito de lado. Se você falhou um dia, continue no dia seguinte.

Sabe quando estamos de dieta e aí acabamos comendo aquela sobremesa? Não adianta pensar “Ah, agora já comi mesmo, vou passar o resto do dia comendo”. Se você não fez a ação naquele dia, não tem problema, continue no dia seguinte.

Se você comeu demais no almoço, não significa que você tem que continuar comendo demais a tarde e a noite.

Aceite que você falhou e volte para o caminho.

#5 – Não tente fazer tudo de uma vez

Eu sei que você deve ter escrito milhares de coisas nos seu planner para realizar em 2017 e sei que você quer que todas elas se tornem um hábito. Mas querer que tudo se torne um hábito ao mesmo tempo é um erro.

Comece devagar. Selecione um ou dois hábitos que você considera mais importante (ou os mais fáceis) e comece por eles.

Quando você sentir que essas ações já se tornaram um hábito, aí você seleciona mais uma ou duas e comece com elas.

Se você tenta tornar tudo um hábito ao mesmo tempo você acaba se frustrando e colocando tudo a perder. Você tem o ano inteirinho pela frente!

#6 – Controle seus hábitos

Use o seu planner e o seu bullet journal para controlar os seus hábitos! Como vocês pediram mais fotos no post passado, nesse eu trouxe uma foto do meu tracker e em seguida alguns que encontrei na internet.

como-comecar-novos-habitos1

O bloco que eu uso como bullet journal é o kraft quadriculado… Mas você também pode usar o sem pauta ou o pontilhado, dá certo em todos eles!

O meu tem bastante coisa escrita pois o hábito da água, das vitaminas e da organização eu já tinha implementado no ano passado, então os novos hábitos são somente os de exercícios e o da leitura (que já estava sendo implementado também mas não está 100% ainda rsrs).

Como iniciar um novo hábito

Fonte: ohayobento

bujo5-habitos

Fonte: buzzfeed

bujo3-habitos

Fonte: Micah

Eu gosto de continuar controlando alguns hábitos mesmo que eles já tenham se tornado hábito.

O hábito da água é algo realmente muito importante para mim. Quando eu tomo bastante água me sinto mais produtiva, mais bem disposta, minha pele melhora, fica tudo melhor. Então eu acabo mantendo-o no meu planner para sempre! Se você não souber muito bem por qual hábito começar sugiro o de tomar 2 litros de água todos os dias!

Se você tiver alguma outra dúvida sobre como começar um novo hábito é só deixar aí nos comentários! Vai ser um prazer trocar algumas ideias com vocês!

Autor Alana Dizioli

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