was successfully added to your cart.

Como encontrar tempo para hobby

Por 31 de janeiro de 2017Organizando tudo!

Olá, tudo bem? Janeiro já está indo embora, mas não é por isso que você não pode arrumar um hobby para você. Se você já se organizou como ensinamos nos últimos dois posts provavelmente está com algum tempinho livre… E te garanto que existem coisas muito mais interessantes para fazer do que ficar olhando o Facebook. 😉

O que as pessoas faziam antes da internet?

Claro que ninguém aqui vai ficar 100% off-line. Até por que eu acho que isso é impossível. Mas você se lembra do que sua mãe ou suas tias faziam quando não havia internet para passarmos horas e horas olhando coisas sem sentido?

A internet é boa demais, mas você com certeza irá concordar comigo que acabamos passando tempo demais na frente das telas. Como eu trabalho no computador, eu fico o dia todo (e muitas vezes a noite também) sentada olhando para ele.

Quando chega minha hora de descanso eu acabo indo para Netflix. E por mais que a tela seja diferente, lá estou eu novamente na frente de uma tela. Então, para me manter um tempo off-line eu resolvi que era hora de encontrar um hobby para chamar de meu!

Então, se você acha que não tem tempo para praticar uma atividade nova, que tal separar um tempinho na sua programação para ela? Fique menos na frente da TV e use o seu tempo para algo que realmente vai te trazer prazer!

Por que ter um hobby?

tempo-para-hobby1

O hobby está altamente relacionado com o nosso prazer pessoal e é por isso que não pode haver obrigações envolvidas. Ou seja, nada de começar algo já pensando em ganhar um dinheirinho extra.

Comece simplesmente para se sentir bem, para se conectar um pouco mais com você mesmo. Tem que ser algo prazeroso e que você faça simplesmente pelo prazer, sem se preocupar com nada mais.

Normalmente eu considero meus hobbies uma válvula de escape. São as minhas atividades que me deixam totalmente focada no que estou fazendo, onde consigo entrar em estado de flow e perder a noção do tempo. Um hobby vai te ajudar ter uma melhor qualidade de vida, mais bem estar físico e emocional.

Como encontrar tempo para hobby?

Primeiro de tudo volte nos nossos outros textos sobre organização no trabalho e organização da casa e comece a colocar em prática.

Se você se dedicar e começar realmente a cuidar dessas coisas como um hábito, sem procrastinar, provavelmente você já vai notar que terá mais tempo para se dedicar a outras coisas.

E se você precisa de um incentivo a mais para conseguir se organizar no trabalho ou em casa, que tal um sistema de recompensas? Essa semana estou testando esse método da seguinte forma:

– Criei as minhas listas de tarefas da semana, ou seja, tudo o que tenho que fazer durante toda essa semana.

– Criei uma lista extra, com itens que seria legal se eu conseguisse produzir durante essa semana, mas não são obrigatórios.

– Criei um sistema de recompensas. Para  cada dia que eu faço todas as tarefas do dia, eu ganho meia hora para praticar o meu hobby.

– Para cada 3 tarefas a mais que eu faço além das tarefas do dia, eu ganho mais meia hora para praticar meu hobby.

Isso me incentiva a fazer as coisas que eu não considero tão legais, já que haverá uma recompensa depois! Além de me ajudar a não procrastinar, afinal, quanto antes eu terminar as tarefas do dia, antes eu posso iniciar o meu hobby.

No nosso próximo artigo nós vamos te dar algumas ideias de hobbies que você pode fazer!

Se você tem alguma outra tática para conseguir colocar seu hobby na sua agenda, comente! Assim você ajuda outras pessoas a conseguirem uma melhor qualidade de vida e a ser mais feliz!

Autor Alana Dizioli

Mais posts por Alana Dizioli

Deixe uma resposta