was successfully added to your cart.

Como ter uma Lista de Afazeres que funciona!

Por 1 de novembro de 2016Organizando tudo!

Olá, tudo bem? Eu não sei vocês, mas eu adoro fazer listas. Se pudesse teria uma lista para cada coisa da minha vida. Amo mesmo. Mas o problema é que a maioria das minhas listas de  afazeres viravam listas de coisas que nunca eram feitas.

Como ter uma Lista de Afazeres que funciona!

Ou, quando as coisas são feitas, um item ou outro acabava sempre passando de uma lista para outra, para outra, para outra, por semanas. E confesso que já cheguei a transportar um item de um mês para outro, dia a dia.

Se você também gosta de listas de afazeres mas as vezes acha que as suas não funcionam, aqui vamos te dar algumas dicas para você realmente realizar!

#1 – Tenha listas gerais

Fonte: https://www.instagram.com/llamaletters/

Fonte: https://www.instagram.com/llamaletters/

Eu adoro o método GTD, mas acho que ele é um pouco confuso e no fim da história eu acabo ficando muito mais tempo planejando do que realmente executando algo. Então, eu dei uma adaptada no método para que ele realmente fizesse sentido para mim.

Eu tenho uma lista de projetos, onde anoto todos os projetos nos quais estou envolvida, e quais são as próximas ações que tenho que realizar para cada um deles.

Além disso eu tenho uma lista “inbox” onde eu vou colocando tudo o que lembro que tenho que fazer, mas que não precisa ser hoje ou então coisas que vão surgindo pelo meio do caminho.

Essas listas de projetos e o inbox me ajuda muito a manter as coisas longe da minha cabeça, afinal, se ficar só na memória eu com certeza vou esquecer.

#2 – Organize a sua semana

Todo domingo a noite eu sento e me organizo. Pego todas essas minhas listas e vejo quais são as tarefas que eu preciso ou quero realizar naquela semana, e separo em uma lista da semana. Assim eu não preciso ficar consultado todas essas listas todos os dias na hora de me organizar, fica muito mais fácil.

Eu costumo selecionar entre 20 e 30 itens para serem realizados durante a semana, sempre levando em consideração todos os meus projetos e áreas da minha vida.

Como eu trabalho home office, eu coloco também as tarefas de casa que tenho que fazer, como por exemplo lavar as roupas ou limpar a casa. Coloque tudo o que faz sentido para você, mas lembre-se que seu dia só tem 24 horas, então não adianta querer realizar tudo numa única semana.

Eu também sempre procuro colocar tarefas de todos os meus projetos, assim não fico com a sensação de que tem algo importante que não está andando.

#3 – Organize-se dia a dia

To do list

Fonte: http://mynameiscarolinep.tumblr.com/

Agora que eu já tenho a minha lista de tarefas da semana, eu vou me organizar dia a dia. Normalmente eu me organizo na noite anterior, para já começar o dia executando. Isso também me ajuda a não ir deitar e ficar pensando que esqueci da coisa x ou y. Eu já anotei tudo, já esvaziei a mente e sei que posso dormir tranquila.

Primeiro eu seleciono de 3 a 5 tarefas para serem feitas no dia seguinte. Para selecioná-las eu me faço as seguintes perguntas:

1. O que obrigatoriamente eu preciso fazer amanhã?

2. Quais tarefas vão trazer mais impacto para os meus projetos (ou seja, quais tarefas que se eu fizer vão em dar a impressão de que meus projetos andaram?)

3. Se eu só pudesse realizar uma coisa hoje, qual dessas tarefas me deixaria mais realizada?

4. Qual tarefa eu tenho procrastinado mais?

Eu sei que se eu colocar muito mais do que 5 tarefas, vou acabar me enrolando, então tento manter esse número, a não ser que sejam tarefas muito simples e rápidas. Agora eu já tenho a minha lista de afazeres do dia seguinte e posso dormir em paz.

#4 – Realizando

Depois de tudo planejado, está na hora de começar a fazer. Normalmente eu começo pela tarefa que eu tenho procrastinado mais ou pela tarefa que me deixa mais realizada, seguindo para a tarefa que tem que obrigatoriamente ser feita no dia.

Se eu não estou me sentindo muito produtiva em algum dia, eu seleciono a tarefa mais fácil e rápida para iniciar, assim já risco alguma coisa da lista e isso me deixa com uma energia extra e me da uma força para continuar realizando!

E você, como faz a sua to-do list? Tem algum método próprio? Me conte, vou adorar conhecer um pouco mais sobre o seu método de organização!

Autor Alana Dizioli

Mais posts por Alana Dizioli

Participe da discussão Um Comentário

Deixe uma resposta