foi adicionado ao seu carrinho.

Receita para ter uma segunda-feira pra lá de produtiva

Por 28 de setembro de 2017Organizando tudo!

Se há algo que muitas pessoas tem em comum com o Garfield é a antipatia pelas segundas-feiras. Além do início de semana ser naturalmente mais arrastado, a falta de conseguir ter bons resultados com planos e metas é um problema para muitos. Mas se você quiser ter uma segunda-feira produtiva de verdade, saiba que é mais fácil do que parece. Tudo é uma questão de manter o foco, se organizar e seguir algumas dicas simples.

Dicas para ter uma segunda-feira muito melhor

Receita para ter uma segunda-feira pra lá de produtiva

Acabando com a síndrome da segunda-feira

A primeira coisa que é preciso fazer para ter uma segunda-feira produtiva é acabar com aquela sensação de vazio e tristeza. Isto acontece por vários motivos, mas é preciso educar o cérebro para não considerar o dia um inimigo natural. Para isto, conheça alguns truques:

  • Ainda no domingo, faça uma lista de tudo o que quer fazer, sobretudo no dia seguinte;
  • Use o começo da segunda para conseguir energias, fazendo atividades como exercícios e meditação;
  • Desassocie a ideia de que segundas é um dia de planejar a sua semana. Faça isto antes, e o seu dia será bem mais leve.

A partir destas sugestões simples, já é possível começar a pensar em seu dia de forma diferente certo? Agora é hora de pensar nos planos e metas para sua segunda-feira produtiva.

Hora de começar a planejar o seu dia

A partir do momento que você encara a segunda-feira de forma diferente, é possível começar a fazer seu dia render. Com um pouco de organização, esta tarefa ficará bem mais fácil:

  • Encontre um lugar prático para tomar notas e fazer seu dia render. Aqui vale tudo, desde post its até planilhas no Excel.
  • A máxima de que a preguiça é inimiga da produtividade é verdadeira. Nem sempre é possível, mas priorize fazer o que você gosta, e inspire-se nas pessoas que você admira.
  • Classifique o nível de importância e de urgência para cada tarefa. Desta forma, você vai conseguir dar conta de tudo o que tiver para fazer sem correr riscos.

Outra boa forma de tornar a sua segunda-feira produtiva é começar a pensar na metade para o fim semana. Ignore detalhes desnecessários e tarefas que não tem tanta urgência. Além disto, quando chegar o final de semana, aproveite a energia para adiantar o que for possível.

Dicas para ter uma segunda-feira muito melhor

Tornando a sua segunda-feira especial

Ok, mesmo com estas dicas nem sempre é possível tirar aquela aura que a segunda-feira tem. Mas isto não precisa te impedir de fazer o dia ser especial e valer a pena:

  • Acorde um pouco mais cedo, faça um café da manhã especial.
  • Dedique um pouco de tempo para fazer o que gosta. Ouça uma música especial, jogue um jogo, veja televisão ou passe um tempo com seus bichinhos.
  • Dê pequenos presentes a você mesma. Pode ser algo que gosta de comer, um pequeno mimo que quiser comprar ou o planejamento de uma coisa que queira muito.
  • Sempre que for possível faça uma boa ação, e termine o seu dia de uma forma feliz.

Com o tempo, você vai começar a ver que este pode ser um bom dia. O segredo para tornar a sua segunda-feira produtiva é a forma como a semana começa para você.

Veja também:

+ Planner Peace: você sabe o que é isso?

+ Dica de produtividade: o que fazer quando se tem objetivos demais?

O calendário é seu maior aliado

É importante dizer que não existe uma receita certa para sua segunda-feira produtiva. Cada pessoa tem um jeito diferente de encarar o dia. Porém, o fato é que o calendário não vai eliminar o começo da semana para você. Por isto, use-o a seu favor. Quando for possível, defina algumas atividades preferidas para fazer na segunda e marque o dia. Isto vai dar uma boa motivação.

Além disto, não se esqueça de que fazer uma boa higiene mental. Organize suas coisas para a segunda, limpe mensagens antigas e a caixa de e-mail, prepare seu espírito. Desta forma, você estará com a motivação em alta para toda a semana e pronto para o que der e vier.

Créditos: 1, 2

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta