foi adicionado ao seu carrinho.

5 dicas para tornar a hora de estudar mais prazerosa

Por 5 de outubro de 2017Dicas para o dia a dia

De uma forma ou de outra, os estudos fazem parte da vida de todo mundo. Para alguns, é um mal necessário. Para outros, um momento de dedicação que vai ajudar a garantir o futuro. Seja qual for o seu caso, saiba que o método de estudo faz toda a diferença. Se quiser que esta hora seja mais prazerosa, e não uma sentença de prisão, veja estas super dicas de organização.

5 dicas para tornar a hora de estudar mais prazerosa

Criando a hora e o local de estudo

Esta é uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente. Para que a sua hora de estudar seja prazerosa, é preciso criar um ambiente propício para isto:

  • Escolha um local com uma superfície firme e ampla. Assim será possível colocar todos seus materiais de estudo de forma organizada. Além disto, sente de forma confortável.
  • Livre-se das distrações. Assim como qualquer outra atividade, estudar requer foco e concentração. Por isto, fique apenas com o que for necessário para ao seu redor.
  • O horário faz toda a diferença. Por mais cheia que seja sua rotina, procure ter dias e horas certas para seus estudos. Aos poucos seu cérebro será educado para esta atividade no horário escolhido.

Estudar com estas dicas de organização vai te ajudar bastante. Porém, também é necessário dar atenção a outros detalhes importantes.

Formas de aprender e entender o que você está estudando

É claro que não há como ter prazer nos estudos sem entender o conteúdo que você está vendo. Estas são dicas para dar aquele Up em sua capacidade de compreensão:

  • Por mais subjetivo que isto pareça, o segredo é achar formas diferentes de fixar os conteúdos. Use marcadores coloridos, post its, planilhas e os programas que o Windows oferece para seus trabalhos e estudos.
  • Faça cartões de memorização de conteúdo. Isto pode ser muito útil, principalmente na véspera de provas e trabalhos importantes.
  • Use uma lousa para anotações e tenha um Planner para organizar seus estudos. A ideia é desmembrar os conteúdos mais difíceis e ir compreendendo-os pouco a pouco.

Claro que tão importante quanto o ambiente e a forma de estudar também está a motivação para esta tarefa.

5 dicas para tornar a hora de estudar mais prazerosa

Formas de aprender se divertindo

Não, isto não é uma tentativa de atrair crianças para atividades escolares. E por mais que isto seja um clichê, saiba que para estudar seguindo dicas de organização isto é fundamental:

  • Decore seu local de estudo com mensagens motivadoras e otimistas. Isto pode ser feito com quadros, bilhetes ou como achar melhor. Acredite, isto dará um ânimo extra;
  • Sabe quando você não aguenta mais estudar e se sente preso a cadeira? Esta é a hora perfeita de dar uma pausa, caminhar um pouco e recarregar as energias. Quando voltar, você estará pronto para mais uma rodada de aprendizado;
  • Com um pouco de disciplina e foco você será capaz de se recompensar com sucesso. Se você estudou por uma quantidade x de horas, faça algo que gosta por certo tempo.

Mais animado com sua rotina de estudos? Calma ainda há dicas super importantes para você.

Metas e objetivos são fundamentais para o estudo

Sempre que você for sentar para estudar, esta é uma das dicas de organização mais importantes. Por isto, mantenha o foco e ponha em prática estas dicas:

  • Cada vez que você for sentar para estudar, trace metas e objetivos. Pode ser ler um determinado número de páginas, fazer um resumo até uma parte específica e etc.;
  • Não caia na tentação de procrastinar. É preciso persistência para deixar a hora de estudar mais prazerosa, e no início será difícil. Mas protelar tornará tudo mais difícil;
  • Procure não se esforçar demais. Se sobrecarregar será pior, por isto procure definir tempos de estudo de no máximo 40 minutos. Após, faça pausas de 10 a 15 minutos.

Agora que você já definiu toda a estrutura para seu momento de estudos, é hora de pensar a longo prazo. Independentemente do momento em que sua vida educacional se encontra, foque no futuro.

5 dicas para tornar a hora de estudar mais prazerosa 2

Dicas finais para tornar o estudo mais prazeroso

Por fim, é fundamental que você tenha a consciência do porque está estudando e como isto vai ajudar em seu futuro:

  • Sempre que estiver com dificuldades de se concentrar, vá para seu lugar feliz. Pense em como esta rotina vai tornar sua vida melhor;
  • Permita-se pequenos mimos em seu ambiente. Pode ser incensos, velas aromáticas, alguma coisa que goste de comer. Vale tudo, desde que não tire o seu foco;
  • Sempre que for possível dê prioridade para conteúdos que goste de estudar. Quando não for o caso, faça associações com coisas que gosta e tem interesse.

Preparado para colocar em estudar colocando em prática estas dicas de organização? Então mãos a obra e boa sorte!

Imagens: 1, 2, 3

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta