foi adicionado ao seu carrinho.

Dicas para meditar melhor usando apps

Por 1 de junho de 2017Achados, Inspire-se

Eu sei: a princípio, o título dessa matéria parece ser contraditório, até mesmo duvidoso. Mas, se você entender a meditação como um exercício, que pode ter diversos significados e técnicas, com aperfeiçoamento constante que envolve comprometimento e consistência, o uso de apps pode, sim, funcionar como um facilitador para que a meditação gere resultados efetivos na sua vida.

0meditação-shutter

Dicas para meditar melhor usando apps

A meditação é uma forma de desacelerar a mente, relaxar o corpo e buscar pela paz interior. Ela traz inúmeros benefícios, como diminuir a ansiedade, aumentar o foco, a produtividade e a consciência emocional. No início dessa prática é interessante receber algumas instruções, e é nessa fase que alguns aplicativos podem auxiliar, enquanto outros podem ajudar quem já tem experiência. Vamos às dicas!

Para aprender a meditar

Existem muitos, mas muitos aplicativos destinados à ensinar meditação e, na hora de baixar, eu sei que bate aquela dúvida sobre qual escolher. Eu testei alguns e percebi que eles são bem parecidos em sua essência: o foco são os áudios de meditação e o diferencial fica por conta da organização desses áudios, a forma como cada tema é abordado e os adicionais do aplicativo, como frases motivacionais, lembretes de horário de meditação, calendário de humor e etc. Ou seja, não importa qual aplicativo você instale, pois é só testando que você vai saber se ele vai funcionar para você ou não.

Vou recomendar 2 dos que eu mais gostei:

Calm – Meditate, Sleep, Relax.

0calm1

O Calm tem áudios para várias finalidades, como por exemplo melhorar o sono ou ter mais energia, sendo que cada um dura de 2 a 20 minutos. Ele também oferece exercício de respiração (que ainda pode ser feito com som ao fundo de uma lareira, chuva ou lago!), histórias de dormir e lembrete do seu horário de meditação.

0calm2

Assim como a maioria dos aplicativos para essa finalidade, o Calm está em inglês. Fica a torcida para que seja traduzido um dia!

Zen – Meditações e Reflexões

O Zen foi criado pela blogueira Juliana Goes, e também é bem completo. Ele é muito fácil de usar, bem intuitivo e bonito, como você pode ver nas imagens abaixo.

0zen1

Assim como a maioria dos aplicativos (inclusive o Calm), o Zen conta com alguns áudios gratuitos e outros pagos, que são desbloqueados por assinatura, além de também conter mantras, sons relaxantes, frases motivacionais e calendário de humor.

0zen2

Outros aplicativos interessantes em português: Mindfulness e Zenify Meditação e Mindfulness.

Músicas

A segunda dica é para quem já pratica meditação e gostaria de um som para acompanhar. Dentro das stores, se você digitar “Músicas de meditação” ou “Músicas de Yoga”, é possível encontrar vários aplicativos com músicas relaxantes, dos mais variados gostos. Mas há outros tipos de sons também, e os meus preferidos são os sons da natureza! Dentro desse estilo, indico o Relaxio – Ruído Branco, que é um aplicativo que reproduz sons como chuva, vento ou trovão. É bem simples de usá-lo, e você ainda consegue marcar um tempo determinado para esses sons tocarem, o que é útil para definir o tempo que a meditação irá durar.

0relaxio

Há outros aplicativos similares, principalmente de sons de chuva (onde você pode escolher áudios bem específicos como “Chuva na janela”, “Chuva nas folhas” e afins). Há também outras opções, como mantras, om, sons de tigela tibetana e até mesmo músicas para cada chakra que você deseja ativar.

0musicas

Aplicativos do print acima: Divine OM, Minha Meditação do Chakra e Tibetano Tigelas Meditação

Lembretes

Não existe um tempo exato para praticar a meditação, mas é recomendado meditar sempre na mesma hora, para criar um hábito, de preferência um horário que você saiba que não será interrompido. Também é interessante definir um tempo para a meditação, para que você não precise se preocupar com os minutos que se passaram durante a prática. Nesses dois sentidos, aplicativos nativos do celular podem te ajudar, como o alarme e o temporizador.

0tempo

Lembrando que a meditação não deve ser uma obrigação do seu dia, então encare o lembrete sempre de forma positiva, um momento aguardado do dia para se conectar com a sua essência :)

Modo avião

Ao mesmo tempo que é interessante usar apps para meditar, não esqueça de desativar as outras notificações, para não ser interrompido!

0aviao

Bônus: jogo

Sim, já existe até um jogo sobre o assunto, chamado Meditation Game. Ele não foi criado para a prática da meditação em si, mas sim com o propósito de ser uma experiência interativa que ajuda a relaxar e entrar em um estado meditativo.

0meditation_game

O objetivo do jogo é fazer que o pequeno círculo luminoso, que representa você mesmo, consiga atrair outros pontinhos de luz, através da movimentação do celular. Algumas sugestões de relaxamentos são dadas no decorrer do jogo, enquanto aproveitamos seu belo visual e música acalmante.

Bom, essas são as dicas! Espero que, através dessa matéria, vocês possam perceber que não existe uma única forma de meditar, e que o importante é explorar novas maneiras para atingir o seu objetivo. Tudo é válido pela sua saúde mental!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Luciana Midory

"Designer e proprietária do blog Awn! - Cute Things. Tem como missão transmitir uma mensagem positiva para as pessoas, usando de tudo o que for fofo, kawaii, bonito, singular ou gorduchinho para isso!"

Mais posts por Luciana Midory

Deixe uma resposta