foi adicionado ao seu carrinho.

Exercício para aumentar a produtividade e foco

Por 8 de agosto de 2017Organizando tudo!

Se você é detalhista como eu, irá incluir até as pequenas atividades no planejamento da sua semana. Mas aí surge um compromisso “inadiável” no meio da semana, alguém pede um favor “urgente” pra você, e várias outras pequenas coisas que no final do dia vão embora com a nossa produtividade.

Exercício para aumentar a produtividade e foco

aumentar a produtividade e foco

É claro que todo o planejamento tem que ser flexível na medida do possível. Mas você já parou pra pensar sobre quais são as coisas rotineiras do seu dia-a-dia que te tomam muito tempo e não te levam para o seu objetivo principal?

Como praticar o exercício

Vou te propor um exercício para aumentar a produtividade e foco que fiz e me surpreendi com o resultado. Escreva em um papel todas as atividades que são necessárias você fazer ao longo das 24h do dia, por exemplo dormir, almoçar, jantar, horário do trabalho, trajeto do trabalho, academia, limpeza da casa, etc. Em seguida, escreva ao lado quanto tempo você leva para fazer todas essas atividades e some todas as horas. No final subtraia o valor pelas 24h do seu dia. O resultado é o tempo que você dispõe para descansar ou fazer outras atividades extras.

A minha experiência

Quando fiz isso, me dei conta de que tenho tempo para incluir atividades extras na minha rotina como academia e aula de dança, por exemplo. E isso sem precisar correr que nem uma doida pra dar conta de tudo. O que acontece é que às vezes alguma atividade que não estava na nossa lista de afazeres, e nem é importante, acaba nos tirando o foco. E dependendo da quantidade de vezes que isso acontecer ao longo do seu dia, pode levar a sua produtividade embora sem você perceber.

Lista de lembretes para aumentar a produtividade

E para conseguir tempo no meu planejamento, fiz uma lista de lembretes com coisas que preciso me policiar todos os dias.

Vou citar aqui alguns exemplos pra você se inspirar ao criar a sua.

  • Acordar cedo
  • Me arrumar para o trabalho sem enrolar
  • Não fazer várias tarefas ao mesmo tempo
  • Começar uma tarefa só depois de terminar a outra
  • Fazer o planejamento de tarefas no dia anterior
  • Deixar a gaveta de documentos organizada
  • Ir dormir mais cedo
  • Não deixar pra fazer as coisas importante na última hora
  • Delegar tarefas

Essa atividade é legal porque te faz refletir sobre como otimizar suas tarefas, ou o que fazer para tirar mais proveito de cada segundo do seu dia. Sabe aquela sensação maravilhosa e reconfortante de ter feito tudo que gostaria de fazer e mais um pouco? A ideia é que essa sensação se torne cada vez mais frequente.

Sério, não deixe pra fazer as coisas importantes na última hora

Dentre os tópicos que falei acima, pra mim o que mais fez diferença na minha rotina foi o item “não deixar pra fazer as coisas importantes na última hora”. Toda terça e quinta eu atualizo o blog com conteúdos novos. Antes eu deixava pra fazer 1 dia antes de publicar. Então a minha rotina era escolher um tema, pesquisar referências, escrever o texto, revisar o texto, procurar imagens e publicar. Como eu escrevia o conteúdo um dia antes, muitas vezes me sentia sem inspiração e demorava o dobro do tempo pra terminar um post. Isso acontecia por causa do desgaste da cobrança na minha cabeça de que o post teria que ser publicado no dia seguinte de qualquer jeito. Desde que passei a escrever com pelo menos 3 dias de antecedência, me sinto muito mais leve pra escrever e as palavras parecem fluir muito mais fácil.

Se você ainda não tem esse hábito, tente praticá-lo e me conte nos comentários o que você achou. Até a próxima! :)

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta