foi adicionado ao seu carrinho.

Como tornar o seu home office mais produtivo

Por 7 de novembro de 2017Organizando tudo!

A prática do home office tem se popularizado nos últimos anos, apesar da resistência encontrada em algumas empresas e órgãos públicos. Mesmo assim, o número de pessoas que trabalham de casa a partir de seu computador só cresce.

As vantagens de trabalhar de casa são muitas: flexibildade de horários, liberdade para executar tarefas, comer em casa, economizar em transporte e vestuário. Sem contar o aumento da qualidade de vida, já que o estresse de ter de se deslocar por longos períodos deixa de existir, além de possibilitar que a pessoa esteja mais perto da família durante o dia, por exemplo.

Como tornar o seu home office mais produtivo

Como tornar o seu home office produtivo

No entanto, nem tudo são flores. Mesmo com a facilidade que as novas tecnologias oferecem, é preciso estar atento para que o trabalho renda e você não se distraia mais do que executa suas tarefas. Nem todas as carreiras podem abrir mão da presença do profissional. Mas se este não é o seu caso, veja estas dicas para fazer o trabalho em casa render ao máximo!

1. Crie um ambiente que sinalize que você está trabalhando

Nada de roupas formais ou bater cartão em casa! A dica aqui é que você tenha pequenas atitudes que “marquem” o início e o fim da sua jornada, mesmo que ela seja dividida em blocos ao longo do dia. Encher a caneca de café ao começar o trabalho, colocar uma roupa confortável, ligar o som ambiente, etc. O importante é dar dicas para o cérebro que agora é hora de se concentrar no trabalho!

2. Divida as tarefas em blocos – e desligue as distrações nesse período!

Um dos maiores problemas de quem trabalha em casa são as distrações. É claro que não é preciso ter a rigidez de um escritório. Mas ser firme e se concentrar no que você precisa fazer é essencial até para que a tarefa seja realizada no menor tempo possível e você possa aproveitar o restante do dia com outros compromissos ou mesmo cuidando da casa.

Uma técnica muito utilizada por quem faz home office é a técnica Pomodoro. Nele o trabalho é executado em blocos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos para descansar a mente ou fazer alguma outra coisa. A cada cinco blocos, o descanso é maior: 15 minutos.

Existem vários sites e aplicativos que podem ajudar você nisso, como o Focus Time ou o Clear Focus.  

Como tornar o seu home office produtivo

O importante é que, nesse período, você coloque toda a atenção no que tem que ser feito. Coloque o celular no modo avião, feche todas as guias que não tenham a ver com o trabalho que você está fazendo e se jogue! Nos intervalos, aproveite para ver suas mensagens, dar uma passada nas redes sociais, tomar um copo d’água… Assim, você aumenta a sua produtividade e não fica ansiosa pensando no que está deixando de ver (o famoso FOMO – Fear Of Missing Out, ou Medo de Perder Alguma Coisa, em português).

3. Silêncio nem sempre é bom

Há quem goste de trabalhar com música e há quem prefira o silêncio absoluto. Isso pode ser bom, mas pode distrair também. O truque, aqui, é prestar atenção em como você se sai melhor. Às vezes, conversas de longe, sons da TV ou aquela música que você ama podem fazer você se desligar do trabalho e transformar uma tarefa que poderia ser resolvida em uma hora no sofrimento de um dia inteiro.

Neste caso, ouvir sons neutros é o ideal. Você está ouvindo algum som, mas ele não te distrai. É muito fácil encontrar este tipo de som: no Spotify, no YouTube ou em aplicativos de celular. Basta procurar por white noise ou ruído branco. Minha dica é deixar sempre uma guia do navegador aberta no Coffitivity. Esse site que tem três tipos de som ambiente gratuitos e que amenizam a sensação de solidão ou isolam seus ouvidos de qualquer outro ruído que esteja de distraindo. É como se você estivesse em uma cafeteria, ouvindo o murmúrio das pessoas, mas sem se fixar em nada. Muito legal!

4. Cor e temperatura adequadas

A temperatura ideal faz com que você digite melhor, cometa menos erros e aumente a concentração. Estando num país tropical, claro que isso vai de acordo com a estação! Não tenha medo de usar o ar-condicionado e deixe o ambiente fresco ou aquecido. Usar roupas confortáveis que aqueçam ou deixem você à vontade também ajudam.

Usar a terapia das cores no seu home office também pode ser de grande auxílio! Tons frios, como azul e verde, estimulam a criatividade e ajudam a superar o bloqueio criativo. Tons quentes, como o vermelho, ajudam a aumentar o foco e memorizar informações. E nem precisa fazer uma grande reforma no seu cômodo. Algumas plantas, como cactos e suculentas, quadros e objetos de decoração já mudam o ambiente!

Como tornar o seu home office mais produtivo

5. Móveis confortáveis e setorização

Sabemos que a tentação de trabalhar no sofá ou na cama é grande. E tudo bem fazer isso de vez em quando. Porém, para longos períodos, deixe a preguicinha de lado e invista em móveis que protejam seu corpo de dores e problemas nas articulações pela falta de postura adequada. Não precisa ser nada sofisticado: uma escrivaninha na altura ideal e uma cadeira ergonômica podem fazer a diferença no seu dia-a-dia!

Além disso, se você usa um cômodo para mais de uma função, setorizar o ambiente facilita muito o desenvolvimento do trabalho no dia-a-dia: assim, você sabe quando é hora de se dedicar ao serviço e quando é a hora de dar aquela pausa, descansando alguns minutos na cama. Além dos móveis, pintar a parede com um tom diferente ou decorar o canto do trabalho com objetos que tenham essa identificação são algumas formas de setorização que você pode utilizar.

Fazer home office pode ser uma experiência gratificante e transformar a sua qualidade de vida. Ao seguir nossas dicas, o resultado será produtividade e mais tempo para fazer tudo aquilo que realmente importa!

Imagens: 1, 2, 3

 

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta