was successfully added to your cart.

Morning Pages Journal: 4 motivos para começar o seu

Por 21 de setembro de 2016Organizando tudo!

Você acreditaria em mim se eu te dissesse que ao escrever todos os dias em 3 páginas de um caderno pela manhã, você aumenta sua criatividade, foco e produtividade? Você provavelmente deve estar pensando: “Ah Liana, é bom demais para ser verdade! Não acredito! ”. Eu testei esse método e vou te contar aqui um pouco da minha experiência com as Morning Pages.

Bom, primeiro deixo te falar como ele funciona. Todo dia pela manhã você deverá escrever em três páginas de um caderno tudo que lhe vier à cabeça. Não existem regras sobre o que você pode ou não escrever, apenas deixe as ideias fluírem e anote tudo. E não é necessário estar inspirado para escrever, se não tiver ideias, escreva “estou sem ideias” em todas as folhas. Ah e também não é necessário se preocupar em deixar as páginas bonitas com canetas coloridas ou com aquelas letras caprichadas. O importante aqui é clarear a mente e colocar os seus pensamentos no papel.

Morning Pages Journal: 4 motivos para começar o seu

No site Paper Art Studio encontrei uma analogia perfeita à esta metodologia. Sabe aquele banho revigorante que tomamos antes de ir para o trabalho ou de começar com as tarefas do dia? O banho cuida da saúde do seu corpo, já as Morning Pages cuidam do seu coração, mente e alma. Não há nenhuma “sujeira” aparente que precise ser limpa, mas talvez haja alguma coisa dentro de você que precise de atenção.

Mas porque devo escrever morning pages pela manhã? A explicação para essa pergunta. de forma bem simplificada, é que neste período a nossa cabeça ainda não está 100% acordada. Assim nós temos menos filtros de pensamento e as ideias circulam mais “livremente” pela nossa cabeça.

A minha experiência com as morning pages

Nem sempre consigo escrever as 3 páginas, e nos dias em que isso acontece, espero dar uma pausa no dia para preencher pelo menos uma folha. Não é o ideal, mas pelo menos já ajuda. Desde que eu comecei a escrever, há uns 30 dias atrás, percebi que minha manhã melhorou muito! Vou contar aqui as 4 motivos para você começar o seu também:

Sua mente fica realmente mais leve

Sabe aquelas situações chatas que acabam consumindo toda sua energia e humor? Pode ser uma indireta, uma ofensa, injustiça ou outras coisas que te incomodaram. Ao colocá-las no papel, elas deixam de ficar pairando na sua cabeça durante todo o dia. É como se você tivesse desabafando com você mesmo e refletindo sobre suas atitudes, medos e desejos.

Várias idéias surgem

Essa para mim é uma das grandes vantagens das morning pages. Adoro fazer branstorming de ideias para algum projeto, seja ele para o trabalho, alguma viagem para outro país, ou um simples programa para o fim de semana.

Você fica mais produtivo e focado

No começo da semana gosto de escrever as coisas que pretendo concluir na semana. Ao colocar as tarefas no papel, eu reforço a importância delas pra mim mesma. O contrário também pode acontecer. Por exemplo, você percebe que alguma tarefa não é importante e pode decidir deixar de lado ou fazer depois.

Você ganha 3 recompensas

Só o ato de completar as morning pages gera uma recompensa instantânea, a satisfação de ter concluído a primeira tarefa do dia. E isso pode te motivar a concluir as próximas atividades planejadas. A segunda e a terceira recompensas são o conforto e a clareza que elas trazem ao terminar de preencher as três páginas. Como a autora do livro Julia Cameron descreve em seu livro the artist’s way Morning Pages Journal: “Uma vez que temos pensamentos enlouquecedores, confusos, preocupações não claras e medos na página, enfrentamos o nosso dia com os olhos mais claros”. Nem sempre isso irá acontecer, mas as vezes em que isso acontecer, com certeza compensarão todas as outras.

Você já conhecia este método? Deixe aqui nos comentários o que achou das morning pages e caso já pratique, compartilhe a sua experiência aqui, vamos adorar saber! ❤

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão 4 Comentários

Deixe uma resposta