foi adicionado ao seu carrinho.

Porque ocupado não é a mesma coisa que ser produtivo

Por 24 de abril de 2018Organizando tudo!

Sabe aquele montão de lugares para ir e coisas para fazer? Esta é a rotina da grande maioria das pessoas, e provavelmente seja a sua também. Agora responda com sinceridade: você consegue dar conta de tudo o que precisa, ou seus compromissos só te deixar mais ocupado e carregado? Se sim, veja a seguir porque ocupado não é a mesma coisa que produtivo. Além disto, aprenda a organizar as coisas de forma simples e eficiente. Maravilha, né?

Porque ocupado não é a mesma coisa que ser produtivo

Definindo o que é realmente é importante

Muitas vezes temos muitas coisas em nossa lista de coisas para fazer. Mas será que todas elas são relevantes mesmo? Antes de fazer a sua lista de tarefas, se atente à esses detalhes:

  • Essa atividade é realmente relevante para o meu desenvolvimento pessoal, trabalho ou está alinhada com meus objetivos de vida?
  • Caso essa tarefa não se enquadre nas categorias anteriores, verifique se ela é possível de ser delegada. Se a opção de terceirização da atividade não for viável, analise de que forma ela pode ser executada de forma que te tome menos tempo possível.
  • Lembre-se sempre de focar seu tempo, atenção e esforços nas atividades que lhe tragam mais resultado ou que te aproximará dos seus objetivos.

Resolvendo as coisas sem sobrecarga

A primeira coisa é entender o porquê ser ocupado não é a mesma coisa que ser produtivo. Desta forma, comece a fazer o seguinte em sua rotina:

  • Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer. Após anote todos os seus hábitos e veja quais são os maiores ladrões de seu tempo;
  • Depois disto, é hora de começar a reduzir as distrações. Não precisa abrir mão de seu lazer e hobbies, apenas deixar isto para horários propícios;
  • Reflita sobre o que precisa ser mesmo feito e o que pode ser deixado para lá. Aplique esta regra tanto no trabalho quanto na vida pessoa.

E aí, se sentindo menos ocupado e mais produtivo? Então bora lá que tem mais ótimas dicas para você. Veja só.

Encontrando a rotina ideal para você

O próximo passo para ser produtivo sem se sentir ocupado demais é desenvolver estratégias de organização. Isto é mais fácil do que parece, apenas pense no seguinte:

  • Faça metas realistas do que quer realizar e não crie expectativas de obter resultados imediatos. Programe o que for possível em seu dia, sem se apegar a controle excessivo;
  • Veja o que pode ser resolvido pessoalmente ou por meio de telefonemas, e-mails ou outros canais. Isto vai te ajudar a otimizar tempo e se livrar da sobrecarga;
  • Gerenciar a própria rotina pode ser algo complicado. Muitas vezes as pessoas não se conhecem, e acabam não fazendo muito por isto. Assim, aprenda a se conhecer.

Pode parecer complicado adotar estas estratégias no começo. Mas em pouco tempo você vai ver como estará craque em se produtivo sem super ocupação.

Hábitos mudam vidas e a produtividade

Claro que não somos perfeitos, e todos temos tendência a protelar deixando coisas de lado. Mas basta uma pequena força para ver que é possível aumentar sua produtividade:

  • Comece mudando pequenas coisas em sua rotina que atrapalham. Se ganhar alguns minutinhos por dia já estará no lucro. Com o tempo, sua habilidade de otimização estará impecável;
  • Identificando aquilo que rouba seu tempo e te faz ficar ocupado sem necessidade, é hora de mudar. Diminua seus hábitos ruins e os substitua por coisas mais instrutivas;
  • Mantenha a saúde em dia. Procure dormir bem, fazer atividades físicas e ter uma boa alimentação. Além de ter mais energia, você será mais produtivo.

Ficou fácil entender a diferença entre ocupado e produtivo né? Agora você pode colocar em prática estas dicas e sentir os resultados em pouco tempo.

Produtividade sem culpa

Uma das coisas mais importantes que você deve ter em mente é o fato de que produtividade não significa ter cada minuto do seu dia tomado. Você pode ser produtivo com tempo livre, e consequentemente menos ocupado. O importante é começar mudando pequenos hábitos e rotinas, de forma que isto te leve exatamente onde quiser chegar.

Agora que você viu a diferença entre estar ocupado e ser produtivo, experimente colocar estas dicas em prática. Vá aos poucos, até conseguir uma mudança significativa em sua rotina. Você vai ver como pequenas coisas fazem uma grande diferença no fim das contas.

 Imagem de capa: @lichipan

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão Um Comentário

Deixe uma resposta