foi adicionado ao seu carrinho.

Penpals: Amigos por correspondência

Por 6 de fevereiro de 2018DIYs, Inspire-se

Escrever uma carta no papel, colocar no envelope, selar com todo o carinho e colocar no Correio. Parece até que estamos falando de um hábito de outro século, distante muitos anos de nós. Totalmente mergulhados em uma era tecnológica em que se faz tudo olhando para uma tela, certo? Bem, talvez nem tanto.

Penpals amigos por correspondência cartas snailmail

Penpals: amigos por correspondência

Ter amigos por correspondência – ou, como se diz em inglês, penpals – é uma prática que ainda resiste e acredite, tem muitos adeptos! Alguns encaram o ato de escrever cartas como uma arte, e é bem verdade que pode ser isso. O fato é que escrever uma cartinha, é só uma maneira mais lenta, por assim dizer, de enviar notícias a alguém que está distante.

Hoje em dia há todo um movimento de volta a hábitos em um ritmo mais calmo. Longe da correria do dia-a-dia e da gratificação instantânea – está aí o slow food que não me deixa mentir! E trocar correspondências, apesar de não ser mais tão comum, é um hábito que nunca morreu. E sabe de uma coisa? É um ótimo meio de praticar a escrita e até mesmo um novo idioma, além de ser uma excelente terapia.

Esta pessoa mesma que vos escreve já foi penpal por muitos anos. E se tem uma coisa que posso garantir é que meu inglês melhorou drasticamente depois de começar a trocar cartas com pessoas do mundo todo. Até hoje guardo uma caixa cheia dessas correspondências. De pessoas que se tornaram tão amigas a ponto de fazer parte do meu dia-a-dia.

Você deve estar se perguntando como a gente encontra pessoas interessadas em se corresponder conosco? Através desta mesma Internet que conecta eu e você, leitora querida! A rede não é necessariamente uma inimiga das cartas.

Existem sites dedicados a isto e até mesmo hashtags no Instagram que ajudam quem deseja fazer um novo amigo em algum canto do mundo. E, com um pouquinho de sorte, dá pra achar até mesmo quem queira se corresponder aqui no Brasil!

023

Onde encontrar penpals?

Comecei minha experiência como pen pal utilizando o Postcrossing. A proposta deles é super legal. Você manda um cartão postal para qualquer parte do mundo, cujo endereço é sorteado pelo próprio sistema. Existe um código que você coloca no postal. Quando a pessoa receber, usa o código para confirmar o recebimento e então seu endereço é liberado para que alguém sorteie e mande um postal para você. E aí a brincadeira começa! Você não sabe quem te sorteou até receber o postal e essa é a graça da brincadeira. Este site é perfeito para quem não tem muita segurança com o inglês e prefere escrever frases curtas. Aliás, esta é a língua oficial do site, mas está permitido escrever na língua do país da pessoa que você tirar, caso saiba alguma coisa do idioma (ou se tirar um falante de português!).

Existe também o Fórum do Postcrossing, onde pessoas aficcionadas pelos postais combinam mais trocas, procuram amigos por correspondência, trocam outros objetos, como moedas, cadernos, livros… É muito legal. Vários dos amigos que tive arranjei por lá.

Mais indicações de sites

O Interpals talvez seja o site mais conhecido de troca de correspondência. Você preenche um perfil, coloca seus interesses, o que você deseja encontrar, e os países onde quer encontrar um pen pal. O site é em inglês, portanto, precisa saber um pouquinho para navegar, mas é tudo bem simples. Dá para pesquisar pessoas do Brasil também.

O sistema é fácil: depois de preencher o cadastro, você faz uma busca de acordo com o perfil que deseja encontrar e manda uma mensagem perguntando se a pessoa quer se corresponder com você. Geralmente quem pede é o responsável por mandar a primeira carta, mas isso é combinado com a pessoa. Quem for receber dá o endereço e aí é hora de escrever a primeira cartinha.

Este site permite que pessoas se correspondam por carta, e-mail ou ainda usando Skype ou Whatsapp, por exemplo. Então, é preciso incluir no perfil que você deseja trocar cartas (snail mail) quando se deseja receber uma carta de papel.

Outros sites com mecânica parecida com a do Interpals são o Penpal World, o Maarten Snail Mail Penpals e o International Pen Friends, que cobra uma taxa de 20 dólares para a utilização do serviço.

0052

Amigos por correspondência no Instagram

Essa eu não sabia, mas a Liz Chollet deu a dica: procurando por algumas hashtags no Instagram, é possível encontrar pessoas que procuram novos amigos por correspondência: as mais comuns são #penpalswanted, #penpals, #penpalsneeded, #penpalsearch e #penpalsaroundtheworld. Às vezes aparecem perfis que ajudam a intermediar os contatos, como o Penpals Today. Em outras você entra em contato diretamente com a pessoa e troca mensagens antes de passar para as cartas de papel. Este método ainda não tentei, mas parece bem interessante!

Trocar correspondências tem muitas vantagens! Aprimorar sua escrita usar todos aqueles itens de papelaria, adesivos, papéis de carta. E ainda fazer novos amigos, conhecer culturas, costumes diferentes. Mas também perceber que não importa o lugar do mundo. Somos todos humanos e com os mesmos desejos, temores e alegrias. Para quem é apaixonada por colocar suas ideias no papel, é o passatempo perfeito!

Imagens: 1, 23

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Lilian Silva

Mais posts por Lilian Silva

Deixe uma resposta