foi adicionado ao seu carrinho.

Qual é a diferença entre arte e artesanato?

Por 2 de agosto de 2012Dicas para o dia a dia

Essa é uma dúvida que muita gente tem. Você saberia explicar qual é a diferença entre arte e artesanato?

Sabemos que a arte pode assumir diversas formas, como pintura, escultura, música, dança, teatro, cinema entre outras. Então sejamos mais específicos na nossa pergunta: qual é a diferença entre artes plásticas e artesanato?

Bom, basicamente:

A arte plástica é ligada a algum tipo de expressão ou sentimento, e normalmente não tem objetivos financeiros e nem função prática. Ela representa uma emoção do artista.

Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridos ao longo de muita prática. A criação pode ser repetida, criando-se diversos objetos parecidos. Normalmente o artesanato tem função prática, ao contrário da arte.

Na minha opinião, muitas artes práticas tem um pouco de artesanato, e muito artesanato tem um pouco de artes plásticas.

 

E você? Acha que essa definição é justa?

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Luiz Ikeda

Mais posts por Luiz Ikeda

Participe da discussão 6 Comentários

  • Giselle disse:

    Interessante esse assunto, sempre dá pano pra manga!
    Eu gosto de uma explicação que uma antiga professora de artes me deu uma vez: arte é a manifestação de nosso eu, portanto, instiga algum tipo de sentimento. Artesanato é peça feita a mão, mas que não necessariamente inspira sua alma. Uma reprodução de um quadro pode ser artesanato e um guardanapo bem pintado pode ser arte.
    Bonitinho isso, né?
    Quando penso a respeito, muitas vezes no museu meus olhos se enchem dágua… Já em uma feira de artesanato fico animada pensando em como foi feito, no trabalho, como combina com isso ou aquilo…

    Grande beijo
    Gi

  • abel cossa disse:

    goste,esplicacao bem resumida. bj e orgado

  • Adriana Vitalino disse:

    A arte é o sentimento depositado e todo o processo criativo, Já o artesanato é a prática manual deste processo. Como a amiga disse acima, tudo que é feito de forma única e envolve sentimento depositado ali é considerado arte e não necessariamente o que não tem fim comercial.Se fosse assim os super famosos artistas atuais não viveriam da sua arte e nem venderiam suas obras a um valor exorbitante.

    A Arte geralmente é entendida como uma atividade ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência dando um significado único e diferente para cada obra. A arte é o pensar, o criar, o emocionar.

    Já o Artesanato geralmente é entendido como o próprio trabalho manual , É o executar, o reproduzir, o funcionalizar.O artesão é quem realiza todas as etapas da produção . Diferente da arte, o artesão pode reproduzir algo que não seja exclusivamente criado por ele para os mais diversos fins.

    Em linhas gerais o artista pode se tornar o próprio artesão da sua obra ou se preferir ele pode solicitar terceiros para executar suas idéias.

    É importante não confundir quando decidir adquirir aquela réplica perfeita da Monalisa para colocar na sua sala de jantar com arte,(nada contra a réplica) e ao mesmo tempo uma criação ( por mais simples que seja) feita de forma única e exclusiva para você repleta de emoção e significado ali depositado com artesanato !

  • Isadora disse:

    Me ajudou muito para um trabalho e espero que me ajude para muitos outros

  • Importante desfazer essa visão de que o artista é uma pessoa que não tem compromissos financeiros , por isso se dedica à arte. Ser artista é uma forma de estar no mundo e se conectar com a realidade interna e externa à partir de sua sensibilidade para entendê-la, traduzi-la e até ajudar na sua transformação. E isso demanda muito estudo e muita prática, o talento muitas vezes está em fazer um trabalho árduo resultado de pesquisas profundas parecerem simples para quem vê.
    Sucesso para todos.

Deixe uma resposta