foi adicionado ao seu carrinho.

Como dar uma pausa sem se sentir culpado?

Por 19 de outubro de 2017Inspire-se

Vamos falar sobre o trabalho e a produção pessoal. Motivo de orgulho para muitos, e de martírio para outros. Mas a verdade é que isto faz parte da vida de todas as pessoas, de uma forma ou de outra. Só que não importa o quanto você se dedique aquilo que está fazendo, vai chegar uma hora de querer parar para um merecido break. “Parar”? Sim, é possível dar uma pausa sem se sentir culpado. E para saber como, basta ler o texto a seguir.

capa01 (2)

Planejando a sua pausa

A primeira coisa a ser feita é se organizar para poder planejar a sua pausa. Isto significa tirar um horário estratégico para descansar, sem medo de ser feliz. Para fazer isto sem culpa:

  • Faça uma análise das 24 horas de seu dia. Veja quais são os momentos mais tranquilos para você dar uma pausa;
  • Sempre que for fazer uma atividade mais extensa, deixe tempo para um intervalo. Não precisa ser muito tempo, 10 a 15 minutos é perfeito;
  • Marque em sua agenda os dias e horários que tem mais liberdade. Escolha momentos para se dedicar apenas a seus projetos. Isto permitirá pausas mais flexíveis no dia a dia.

Talvez a sua culpa em fazer uma pausa tem a ver com a falta de produtividade. Se for este o caso siga as dicas a seguir.

peter-paiva

Pequenos ajustes em sua produtividade

É claro que para um merecido descanso, você também precisa estar em dia com seus afazeres. Por isto preste atenção nestas dicas:

  • Divida as suas atividades. Escolha as principais e mais fáceis de realizar primeiro. Depois passe para as mais longas, dividindo-as aos poucos;
  • Fuja das distrações. No momento que estiver fazendo suas coisas, evite celulares, redes sociais e qualquer outra coisa que venha a sua cabeça. Você terá tempo para isto depois;
  • Respeite os sinais de seu corpo. Além do cansaço ser um inimigo da produtividade, ele também pode trazer consequências para a sua saúde. Não ultrapasse seus limites.

Agora que você está pronto para trabalhar e dar merecidas pausas, veja algumas dicas para aproveitar seu descanso sem culpa.

É hora do merecido descanso

Os motivos para descansar e dar uma pausa sem culpa são muitos. Além de manter sua saúde física e emocional 100%, você está cumprindo um ciclo natural. E para aproveitar ainda mais estes momentos:

  • Faça algo diferente quando quiser descansar. Pode ser a execução de hobbie, alguma atividade física, uma leitura ou ouvir música, entre outros;
  • Seja bom e justo consigo mesmo. Isto significa não ficar com remorso quando estiver descansando, e aproveitar o momento ao máximo;
  • Você também pode tirar este tempo simplesmente para não fazer nada. Que tal um cochilo? Ou uma caminhada ao ar livre e perto da natureza? Você que escolhe.

É claro que existe uma linha tênue entre uma pausa sem fazer nada e o tédio. Por isto é muito importante saber diferenciá-los. Assim você recarregará suas energias depois do seu descanso.

5 benefícios de aprender uma língua nova 1

Que tal fazer o que você sempre quis?

É claro que este texto está tratando daquelas pequenas pausas no meio dos afazeres. Porém, isto não impede que você pense em longo prazo. Sabe como?

  • Pense naquelas férias que você sempre quis tirar. Planeje gastos, custos e programe-se para tirar um tempo de fazê-las;
  • O mesmo vale para aquela viagem programada a tempo. Às vezes você precisará fazer alguns sacrifícios, mas terá mais tempo para realizar projetos assim;
  • Esvazie a sua mente. Pense em você mesmo e em tudo o que sempre quis fazer e nunca teve tempo. Você pode, basta se organizar para isto.

Saber desacelerar quando preciso é indispensável. Caso contrário você sempre estará lutando contra o tempo e contra si mesmo.

Por fim

Descansar também é uma questão de equilíbrio. Muitas vezes é preciso se distanciar do que está fazendo e voltar depois. Saiba que esta também é uma solução para muitos problemas que parecem não ter jeito. Bacana né? Então bora dar aquela pausa esperta sem se sentir culpado.

Imagens: 1, 2, 3

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta