foi adicionado ao seu carrinho.

6 Mitos da organização para você conhecer

Por 9 de novembro de 2017Organizando tudo!

Este texto é para mostrar de uma vez por todas que ser uma pessoa organizada não é um dom divino. Muitos menos um talento sobrenatural. Se você é alguém que acha que nunca será capaz de ter um ambiente limpo e bem arrumado, deixa disso, vai! Separamos alguns dos maiores mitos da organização, para te dar a certeza de que você consegue.

6 Mitos da organização para você conhecer

6 Mitos da organização

1. A organização é só para quem nasceu com este talento

Isto quer dizer que se você não tem este dom, vai viver na bagunça? Claro que não, né. Veja a seguir porque isto não é verdade:

  • Organização é uma questão de treino e paciência;
  • Começar colocando as coisas que usou de volta ao lugar aos poucos é o primeiro passo;
  • Quando você ver, estará organizando como ninguém suas coisas e sua própria vida.

Viu só? Organizar suas coisas não parece mais tão assustador agora, não é verdade?

2. Tenho que me desfazer de todas as minhas coisas para me organizar

Outro mito que muitas pessoas atribuem a uma organização eficiente. Claro que se desfazer do que não usa mais, ou não funciona mais é adequado. Mas não precisa exagerar nesta história:

  • Faça uma triagem de tudo o que tem, o que está usando e o que não precisa mais;
  • Setorize suas coisas em lugares estratégicos, e se desprenda do resto;
  • Priorize tudo o que você tiver pela funcionalidade e utilidade.

É muito importante que você siga um processo ordenado para isto. Assim será possível ver de forma clara o que ainda é útil e o que não é mais.

6 Mitos da organização 1

3. Vou precisar gastar rios de dinheiro para me organizar

Mais um mito maroto que você deve tirar de sua cabeça. Muitas soluções para ter um ambiente bem organizado são simples e não requerem grandes investimentos:

  • Reaproveite espaços e objetos que não usa mais. Vale tudo, caixas, sacolas, cantinhos estratégicos e o que mais for preciso;
  • Faça um orçamento com tudo o que precisa para se organizar. De produtos de limpeza até soluções para guardar coisas;
  • Se você tiver alguma dúvida sobre como organizar alguma coisa, procure tutoriais na internet. Sério, você vai encontrar maravilhas.

Agora as suas ideias já devem estar clareando né? Ótimo, isto é sinal de que limpar e organizar não é este bicho de sete cabeças que te disseram.

4. Se organizar não é tão difícil, então deve ser mel na chupeta né?

Também não é assim. Este é um outro mito que as pessoas devem ter com relação a organizar suas coisas. O que você precisa para organizar adequadamente é:

  • Tirar um tempo livre para se dedicar exclusivamente a organização de suas coisas;
  • Separar tarefas semanais, mensais e quinzenais para limpar e organizar;
  • Não desleixar porque você está indo bem em cumprir seus objetivos.

Mantenha o foco em seus objetivos e não caia na tentação de protelar ou deixar o esforço de lado. Isto fará toda a diferença para você.

5. Se eu contar com um profissional, não preciso me preocupar com a organização

Infelizmente, as coisas não são bem por aí. Mesmo se você contratar alguém para a limpeza da casa, ainda vai ser preciso se preocupar com certas coisas:

  • Não dá para depender só de quem está organizando sua casa. Você também precisa fazer sua parte;
  • Conheça a rotina e funcionamento de seus ambientes, pois assim será mais fácil deixá-los devidamente limpos e arrumados;
  • Um lugar para cada coisa, e cada coisa em seu lugar. Siga sempre esta máxima.

6. Um bom organizar só pode ter TOC

Por último, mais um mito da organização. Você não precisa ser compulsivo para deixar qualquer ambiente limpo e arrumado. Basta se ater a algumas dicas:

  • Se dedique. Mergulhe aos poucos na bagunça e vá arrumando em seu ritmo;
  • Relaxe, mas tenha um dia e um horário para deixar tudo organizado;
  • Não seja perfeccionista. Um pensamento prático já ajuda bastante.

Viu só? As coisas são bem mais tranquilas do que parecem. Por isto, não seja uma vítima dos mitos da organização, e ponha a mão na massa.

Veja também:

+ Como tornar seu home office mais produtivo

+ Como dar uma pausa sem se sentir culpado

Imagens: 1, 2

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta