foi adicionado ao seu carrinho.

Planner semanal: ferramenta para personalizar o seu grátis

Por 4 de abril de 2017Organizando tudo!

Tem gente que gosta de se planejar com aplicativos pra celular. Mas por algum motivo, que eu ainda não consegui entender, só quando eu escrevo as minhas atividades no papel, eu realmente consigo planejá-las e colocar todas elas em prática. Pra isso eu gosto de ter um planner semanal fixo impresso na minha mesa pra me ajudar a lembrar das coisas que tenho que fazer, coisa que tenho que comprar, etc. E aí quando tiver definido as coisas que farei na semana, eu passo tudo pro meu planner trimestral.

Planner semanal: porque planejar a semana?

Planner semanal: ferramenta para criar e personalizar o seu grátis 7
Primeiro listo todas as reuniões ou compromissos com horário fixo. E aí vou encaixando as minhas outras atividades nos espaços restantes. Algumas atividades, como tirar fotos pro Instagram, por exemplo, eu prefiro fazer pela manhã pra aproveitar a luz do dia. Então eu separo o dia com mais horas disponíveis na manhã pra fazer essa atividade. Ou quando preciso pagar faturas no banco, ir visitar fornecedores, acho mais produtivo reservar o dia para resolver as atividades fora do escritório tudo num dia só, e de preferência em horários com menos trânsito. Esses são só alguns exemplos, mas a ideia é alocar as atividades da forma mais produtiva possível.

Vários blogs brasileiros e gringos disponibilizam diversos freebies de planner semanais, mensais e listas de organização de tudo que é coisa. Mas você já pensou em criar o seu planner personalizado baseado nas sua necessidades e gostos? E o melhor, sem investir nenhum centavo em programas de design, ou entender de layouts.

Como criar freebies de planner semanal

Descobri essa ferramenta em um grupo maravilhoso de planners do Facebook, o VEP – Viciadas em Planners. Apresento-lhes o Canva! Ela é gratuita, e para acessá-la é só se cadastrar no site. Super rápido!

Lá eles te disponibilizam uma infinidade de modelos de planners pra você organizar todas as áreas da sua vida. É difícil não se perder no meio de tantos modelos de freebies de planner para personalizar. Dá pra dimensionar o tamanho dos campos, adicionar linhas, imagens, textos com fontes muito estilosas, imagens de fundo, fotos, e tudo isso de graça! Bom demais pra ser verdade né? Pois é, foi a primeira coisa que pensei quando conheci essa ferramenta pra criar freebies pela primeira vez.

planner semanal 0

Alguns layouts são pagos, a maioria deles cobra o valor irrisório de 1 dólar pra você poder baixar a imagem e usar nas suas montagens.

Logo depois que descobri o Canva passei umas 3 horas brincando de criar planners. Vou deixar aqui dois modelos que eu criei e que ficaram legais pra você baixar.

Um deles é um planner semanal pra deixar na mesa mesmo. Como disse lá no começo, a minha ideia com ele é usá-lo para rascunhar as coisas que tiver pra fazer na semana. E quando tiver tudo definido, passo todas as informações pro meu planner trimestral. Faço isso pra evitar rabiscar ou rasurar as páginas. Mas quando isso é inevitável, vou te contar o que eu faço. Eu procuro um adesivo ou washi tape legal e colo em cima pra disfarçar. Nem sempre fica bom, mas é melhor que nada.

Planner semanal: ferramenta para criar e personalizar o seu grátis 9

Baixar planner semanal

Veja também:

+ 9 Apps de organização gratuitos para facilitar a vida e aumentar sua produtividade

+ Como encontrar tempo para hobby

O outro freebie que disponibilizei aqui é um planner para criar projetos. Na verdade eu só traduzi e coloquei umas washi tapes pra ficar um pouco mais colorido. Não vou falar muito sobre ele porque planejamento e organização de projetos é um tema bem legal que vou deixar para falar mais em um outro post.

Planner semanal: ferramenta para criar e personalizar o seu grátis 3

Baixar planner de projetos

Dicas extras

Se você se animou e quer sair correndo personalizar o seu, vou deixar algumas dicas para criar seu planner semanal:

1. Deixe espaços grandes para anotar suas atividades.

Alguns modelos tem um espaços bem pequenos pra fazer as anotações. Procure os modelos com maior espaço possível. Deixe também um espaço para anotar as principais metas da semana e o benefício ao atingi-la. Por mais que você tenha várias prioridades na semana, tem sempre aquela mais desafiadora ou que vai lhe trazer um benefício muito grande. Anote ela neste campo. Isso irá ajudar naqueles momentos em que nos sentimos um pouco “perdidos” ou desanimados. A ideia é que isso funcione como uma pílula de motivação.

2. Para as atividades recorrentes, crie uma lista à parte.

Você pode incluir nesta lista, por exemplo: responder emails, ir à academia, atualizar as redes sociais, preparar almoços, etc. Assim você não precisa reescrever essa atividade toda a semana no seu planejamento. Isso vale se você faz essas atividades em um horário fixo e o tempo de duração deles já está sendo considerado no seu planejamento. Mas caso esse não seja o seu caso, é melhor anotar todas elas no seu planejamento semanal. Assim você evita planejar duas atividades no mesmo horário.

3. Deixe o planner semanal sempre à mão

Deixe na sua mesa de trabalho ou no lugar que passa maior parte do tempo. Assim sempre que precisar incluir alguma atividade ou compromisso terá um lugar certo para anotar e um lugar único para consultar a sua lista de coisas pra fazer.

4. Imprima as folhas das próximas semanas

Assim sempre que precisar incluir alguma atividade das semanas seguintes, já terá onde anotá-las.

Espero muito que tenha gostado das dicas! Caso tenha alguma dica de freebies para compartilhar conosco, ou alguma dúvida sobre o assuntom deixe aqui nos comentários! 😉

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão 2 Comentários

Deixe uma resposta